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Instituto de Psicologia
 
Psicologia Social e do Trabalho
 
Disciplina: PST2671 - A Construção do Objeto da Psicologia Social: Problemas Históricos e Metodológicos
The construction of the object of social psychology: historical and methodological problems

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Analisar, com base em percurso histórico (sinalizado por momentos de crise e transformação na relação do pensamento filosófico com a ciência), a construção da Psicologia Social como um campo autônomo de conhecimento. Examinar os limites metodológicos que as diferentes concepções filosóficas impõem ao conhecimento científico das relações história e sociedade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
757658 - Gustavo Martineli Massola
 
Programa Resumido
O objeto da Psicologia. A Psicologia como ciência. Distinções entre Psicologia e Psicologia Social. Principais temas e conceitos. Questões metodológicas. Questões históricas. As fronteiras da Psicologia Social.
 
 
 
Programa
•	O objeto da Psicologia e suas origens históricas: indivíduo e subjetividade.
•	A Psicologia como ciência. O método de demonstração geométrico. O método experimental (Galileu). Ciências da natureza versus ciências humanas e sociais.
•	Psicologia Social - objeto, distinções da Psicologia e sua busca como campo do conhecimento.
•	Principais temas e conceitos da Psicologia Social. Os grandes experimentos da Psicologia Social.
•	Psicologia Social: uma área da Psicologia ou das Ciências Sociais?
•	Questões de método da Psicologia Social: como os cientistas sociais fazem pesquisas. A pesquisa ação (Kurt Lewin).
•	Questões históricas da Psicologia Social. A importância da II Guerra Mundial.
•	Paradigma americano e paradigma europeu.
•	As fronteiras da Psicologia Social: as Ciências Sociais, a Filosofia Política, a História e a Antropologia
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades didáticas: Parte teórica: aulas expositivas, análise de textos, coordenação de discussão de grupo. Parte prática: seminários e análises críticas de textos de diferentes autores.

Atividades discentes: Leituras de textos, análises de textos lidos, redação de sínteses sobre etapas de análise e realização de seminários.
Critério
Fichamento de textos, realização e participação em seminários e redação de um texto sobre tema a ser escolhido.
Norma de Recuperação
A reformulação adequada dos exercícios feitos
 
Bibliografia
     
Adorno, T.W; Horkheimer, M. (1973). Indivíduo. In Temas básicos da sociologia. São Paulo: Cultrix, Editora da Universidade de São Paulo, p. 45-60.
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Chauí, Marilena. Teoría da alma (Psicologia) e da vida virtuosa (Ética). In: _____________. Introdução à História da Filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. 2a edição, revista e ampliada. 3a reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 290-302.
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Febvre, L. (1992). História. C. G. Mota (Org.). F. Fernandes (Coord.). A. Marson, P. S. Oliveira, M. E. Mascarenhas (trad.). São Paulo: Ática. (Coleção Grandes Cientistas Sociais, 2).
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Rousseau, Jean-Jacques. (1973). Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. In: Rousseau. São Paulo: Abril Cultural. (Coleção Os Pensadores, vol. XXIV). 
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Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005
 

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