Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Social e do Trabalho
 
Disciplina: PST2675 - Psicologia Social da Arte
Social Psychology of Art

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
A disciplina trabalha em dois níveis de objetivos conjugados: 1) estudar as principais teorias psicológicas concernentes ao fenômeno artístico - compreendendo os autores e sua produção bibliográfica; 2) examinar as correspondências dessas abordagens com a história e a sociologia da arte - conforme as três subáreas que compreendem o artista, a obra e o público. A partir daí, busca-se constituir um campo de reflexões para a psicologia social da arte posicionando-o tanto em relação à psicologia quanto em relação à estética e às teorias da arte.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
563760 - Arley Andriolo
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1. Arte e vida social.
2. O trabalho criativo, a psicologia e os mitos do artista.
3. Horizonte sócio-histórico do fenômeno artístico.
4.Teorias psicológicas da arte.
5. Arte e percepção.
6. O objeto artístico: significado e ontologia.
7. Psicossociologia e história da recepção das obras de arte.
8. A experiência estética, o corpo e a natureza.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, leitura e discussão de textos, observação de obras de arte em imagens ou em exposições por meio de visitas a espaços dedicados às artes.
Atividades discentes:
Participação individual nas aulas e nas atividades propostas. Seminários em grupo. Avaliação de conclusão de acordo com as solicitações do curso.
Critério
Avaliação continuada a partir de atividades em classe, seja na forma de relatórios escritos, seja em conversas sobre temas do cuso. Considera-se o envolvimento do aluno com as aulas, a ética na realização das atividades e o aproveitamento dos conteúdos em sua formação.
Norma de Recuperação
Reunião com o professor para identificar as causas da recuperação e realização de atividades, a serem apresentadas oralmente ou escritas, para superar os problemas localizados.
 
Bibliografia
     
ARNHEIM, Rudolf. Instituição e intelecto na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
BASTIDE, Roger. Arte e Sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
BAXANDALL. Michael. Padrões de intenção. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
BOURDIEU, Pierre & DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus da arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp/Zouk, 2003.
DUFRENNE, Mikel. Estética e filosofia, 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
FRANCASTEL, Pierre. Pintura e sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
FRAYZE-PEREIRA, João. Arte, Dor: inquietudes entre Estética e Psicanálise. São Paulo: Ateliê, 2006.
LEITE, Dante Moreira. Psicologia e literatura. 5 ed. São Paulo: UNESP, 2002.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naif, 2004.
PEDROSA, Mário. Forma e percepção estética. São Paulo: Edusp, 1996.
SILVEIRA, Nise da. Imagens do Inconsciente. 2 ed. Rio de Janeiro: Alhambra, 1982.
Bibliografia Complementar: será indicada ao longo das aulas.
 

Clique para consultar os requisitos para PST2675

Clique para consultar o oferecimento para PST2675

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP