A disciplina trabalha em dois níveis de objetivos conjugados: 1) estudar as principais teorias psicológicas concernentes ao fenômeno artístico - compreendendo os autores e sua produção bibliográfica; 2) examinar as correspondências dessas abordagens com a história e a sociologia da arte - conforme as três subáreas que compreendem o artista, a obra e o público. A partir daí, busca-se constituir um campo de reflexões para a psicologia social da arte posicionando-o tanto em relação à psicologia quanto em relação à estética e às teorias da arte.
1. Arte e vida social.2. O trabalho criativo, a psicologia e os mitos do artista.3. Horizonte sócio-histórico do fenômeno artístico.4.Teorias psicológicas da arte.5. Arte e percepção.6. O objeto artístico: significado e ontologia.7. Psicossociologia e história da recepção das obras de arte.8. A experiência estética, o corpo e a natureza.
ARNHEIM, Rudolf. Instituição e intelecto na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.BASTIDE, Roger. Arte e Sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.BAXANDALL. Michael. Padrões de intenção. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.BOURDIEU, Pierre & DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus da arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp/Zouk, 2003.DUFRENNE, Mikel. Estética e filosofia, 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.FRANCASTEL, Pierre. Pintura e sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1990.FRAYZE-PEREIRA, João. Arte, Dor: inquietudes entre Estética e Psicanálise. São Paulo: Ateliê, 2006.LEITE, Dante Moreira. Psicologia e literatura. 5 ed. São Paulo: UNESP, 2002.MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naif, 2004.PEDROSA, Mário. Forma e percepção estética. São Paulo: Edusp, 1996.SILVEIRA, Nise da. Imagens do Inconsciente. 2 ed. Rio de Janeiro: Alhambra, 1982.Bibliografia Complementar: será indicada ao longo das aulas.