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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Social e do Trabalho
 
Disciplina: PST2771 - Psicologia Social dos Processos Organizativos: Práticas Cotidianas e Trabalho
Social psychology of organizational processes: everyday practices and work

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Levar o aluno a conhecer as perspectivas psicossociais de compreensão dos processos organizativos humanos (compreendidos em sentido amplo), bem como a refletir criticamente sobre elas. Propiciar que o aluno utilize ferramentas analíticas em situações reais a partir de atividades práticas supervisionadas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1138617 - Fabio de Oliveira
848037 - Leny Sato
 
Programa Resumido
Os processos organizativos humanos como estruturas e como processos. A perspectiva do cotidiano para a compreensão da vida humana no trabalho. As dimensões micropolíticas do cotidiano. Processos organizativos em contextos do trabalho. Processos organizativos em outros contextos.
 
 
 
Programa
- Organizações como estruturas e como processos - Processos organizativos: interação no cotidiano - As dimensões sociotécnicas dos processos organizativos - Trabalho prescrito e trabalho real - Crítica à gestão mercantil do trabalho - Processos organizativos e micropolítica - Movimentos sociais e movimentos de minorias - Redes sociais - Empreendimentos de economia solidária, cooperativismo e autogestão - O trabalho no mercado informal.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Apresentação de trabalho escrito e de relatório das atividades práticas ao final da disciplina.


MÉTODOS DIDÁTICOS UTILIZADOS:
Parte teórica: aulas expositivas, discussão de textos e seminários
Parte prática: análise de processos organizativos em diferentes contextos (trabalho informal, cooperativas e outros).
Critério
Rendimento nas diversas atividades didáticas, tanto teóricas como práticas, avaliado por meio de trabalhos teóricos e de relatórios de estágio.
Norma de Recuperação
Reapresentação de trabalhos teóricos e de relatórios de estágio.
 
Bibliografia
     
Básica:
Mayer, A. C. (1987). A importância dos “quase-grupos”no estudo das sociedades complexas in: B.Feldman-Bianco (org.) – A antropologia das sociedades contemporâneas – métodos. São Paulo: Global, 127-158.

Nouroudine, A. (2011). Como conhecer o trabalho quando o trabalho não é mais o trabalho? Trabalho, Educação e Saúde, 9 (Supl. 1), 69-83.

Sato, L. (2013). Recuperando o tempo perdido: a psicologia e o trabalho não regulado. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 16 (esp. 1), 99-110.

Spink, P. K. (1989). A forma do informal. Psicologia e Sociedade, 5 (7), 99-107.

Spink, P. K. (2009). Micro cadeias produtivas e a nanoeconomia: repensando o trabalho decente. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 12 (2), 227-241

Complementar:
Andrada, C. F. (2006). Onde a autogestão acontece: revelações a partir do cotidiano. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 9 (1), 1-14.

Barnes, J. A. (1987). Redes sociais e processo político. In: B.Feldman-Bianco (org.) – A antropologia das sociedades contemporâneas – métodos. São Paulo: Global, 159-194.

Morgan, G. (1996). Imagens da organização. São Paulo: Atlas.

Oliveira, F. (2014). Perspectivas psicossociais para o estudo do cotidiano de trabalho. Psicologia USP, 25 (1), 41-50.

Sato, L. & Oliveira, F. (2008). Compreender a gestão a partir do cotidiano de trabalho. Aletheia, 27, 88-197.

Schwartz, Y. (2004). Trabalho e gestão: níveis, critérios, instâncias. In: M. Figueiredo, M. Athayde, J. Brito & D. Alvarez (Orgs.), Labirintos do trabalho: interrogaçõese olhares sobre o trabalho vivo (pp. 23-33). Rio de Janeiro: DP&A.

Silva, C. A. F. (2008). A gestão de si na reinvenção das normas: práticas e subjetividade no trabalho. Saúde e Sociedade, 17 (4), 111-123.
 

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