Aprimorar e especializar o conhecimento na prática de orientação profissional e de carreira, principalmente voltado para o atendimento de jovens a partir da estratégia clínica.
Diagnóstico, entrevista e prática na estratégia clínica em orientação profissional e de carreira. Adolescência e juventude. Atendimento clínico individual e grupal. Atendimento presencial e on-line.
Parte teórica: - A Orientação Profissional em contexto psicossocial - abordagem teórica. - O Quadro de Referência. - O Diagnóstico em Orientação Profissional. - A Entrevista em Orientação Profissional. - A Informação Profissional. - Identidade Profissional do Orientador Profissional. Parte prática: Cumprimento de estágio que pretende levar o aluno à prática de atendimento (grupal ou individual) de jovens com questões profissionais e segundo estratégia clínica. Plano de Estágio 1- Objetivos: Dinâmicas de grupo em orientação profissional dirigidas aos próprios alunos. Prática de atendimento (grupal ou individual) de jovens com questões profissionais e segundo estratégia clínica. 2- Atividades a serem realizadas pelo aluno: 1. Orientação Profissional didática - sensibilização para atendimento de grupo de adolescentes, segundo o modelo proposto de estratégia clínica (7 horas); 2. Seminários teórico-técnicos: dramatização, sensibilização, gestalt, técnicas projetivas, expressivas lúdicas e gráficas, colagens, contar histórias (6 horas); 3. Atendimento de um grupo de adolescente, ou atendimento individual (15 horas); 4. Supervisão do atendimento realizado (10 horas); 5. Elaboração e entrega do relatório de atendimento realizado pelo aluno (12 horas); 3- Atividades de avaliação: Atendimento, entrega de relatório, supervisão.
Bibliografia Básica Bohoslavsky, R. (1977). Orientação vocacional: a estratégia clínica. São Paulo: Martins Fontes. Bohoslavsky, R. (2001). Primeira aula do curso sobre orientação vocacional – estratégia clínica, ministrada por Rodolfo Bohoslavsky, em 05 de fevereiro de 1975. LABOR (Revista do Laboratório de Estudos sobre o Trabalho e Orientação Profissional), 1(0), 21-49. Lima, G. A. M., Uvaldo, M. C. C., & Garcia, M. L. D. (Orgs.). (2018). Orientação profissional & psicanálise: o olhar clínico. São Paulo: Vetor. Ribeiro, M. A. (2021). Orientação Profissional e de Carreira (OPC) em tempos de pandemia: Lições para pensar o futuro. São Paulo: Vetor Ribeiro, M. A., Uvaldo, M. C. C., Fonçatti, G., Audi, D. A., Agostinho, M. L., & Malki, Y. (2015). Ser adolescente no século XXI. In R. S. Levenfus (Org.), Orientação vocacional e de carreira em contextos clínicos e educativos (pp. 13-22). Porto Alegre: Artmed. Bibliografia Complementar Bohoslavsky, R. (1983). Vocacional: teoria, técnica e ideologia. São Paulo: Cotez. Lehman, Y. P., Ribeiro, M. A., Uvaldo, M. C. C., & Silva, F. F. (2015). A psychodynamic approach on group career counselling: A Brazilian experience of 40 years. International Journal of Educational and Vocational Guidance, 15(1), 23-36. Lehman, Y. P., Uvaldo, M. D. C. C., & Silva, F. F. D. (2006). O jovem e o mundo do trabalho: consultas terapêuticas e orientação profissional. Imaginário, 12(12), 81-96. Ribeiro, M. A. (2020). Trabalho e orientação profissional e de carreira em tempos de pandemia: reflexões para o futuro. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 21(1). Siegmund, G., & Lisboa, C. (2015). Orientação psicológica on-line: percepção dos profissionais sobre a relação com os clientes. Psicologia Ciência e Profissão, 35(1), 168-181.