Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Social e do Trabalho
 
Disciplina: PST2871 - Orientação Profissional II
Career Guidance and Counseling II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 50 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Aprimorar e especializar o conhecimento na prática de orientação profissional e de carreira, principalmente voltado para o atendimento de jovens a partir da estratégia clínica. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1503333 - Marcelo Afonso Ribeiro
 
Programa Resumido
Diagnóstico, entrevista e prática na estratégia clínica em orientação profissional e de carreira. Adolescência e juventude. Atendimento clínico individual e grupal. Atendimento presencial e on-line.
 
 
 
Programa
Parte teórica:
-  A Orientação Profissional em contexto psicossocial - abordagem teórica.
-  O Quadro de Referência.
-  O Diagnóstico em Orientação Profissional.
-  A Entrevista em Orientação Profissional.
-  A Informação Profissional.
-  Identidade Profissional do Orientador Profissional.

Parte prática: Cumprimento de estágio que pretende levar o aluno à prática de atendimento (grupal ou individual) de jovens com questões profissionais e segundo estratégia clínica.
Plano de Estágio
1- Objetivos:
Dinâmicas de grupo em orientação profissional dirigidas aos próprios alunos. Prática de atendimento (grupal ou individual) de jovens com questões profissionais e segundo estratégia clínica.
2- Atividades a serem realizadas pelo aluno:
1.  Orientação Profissional didática - sensibilização para atendimento de grupo de adolescentes, segundo o modelo proposto de estratégia clínica (7 horas);
2.  Seminários teórico-técnicos: dramatização, sensibilização, gestalt, técnicas projetivas, expressivas lúdicas e gráficas, colagens, contar histórias (6 horas);
3.  Atendimento de um grupo de adolescente, ou atendimento individual (15 horas);
4.  Supervisão do atendimento realizado (10 horas);
5.  Elaboração e entrega do relatório de atendimento realizado pelo aluno (12 horas);
3- Atividades de avaliação: Atendimento, entrega de relatório, supervisão.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades didáticas: Parte teórica: aulas expositivas, coordenação de trabalhos escritos. Parte prática: coordenação de seminários, trabalhos em grupo e pesquisa; orientação e supervisão de estágio.

Atividades discentes: Leituras de textos, seminários, pesquisa, participação em Orientação Profissional didática, estágio.
Critério
Leitura e discussão de textos, pesquisa na área de Orientação Profissional, participação em estágio supervisionado.
Norma de Recuperação
apresentação de trabalhos teóricos e de relatórios de estágio.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
Bohoslavsky, R. (1977). Orientação vocacional: a estratégia clínica. São Paulo: Martins Fontes.
Bohoslavsky, R. (2001). Primeira aula do curso sobre orientação vocacional – estratégia clínica, ministrada por Rodolfo Bohoslavsky, em 05 de fevereiro de 1975. LABOR (Revista do Laboratório de Estudos sobre o Trabalho e Orientação Profissional), 1(0), 21-49.
Lima, G. A. M., Uvaldo, M. C. C., & Garcia, M. L. D. (Orgs.). (2018). Orientação profissional & psicanálise: o olhar clínico. São Paulo: Vetor.
Ribeiro, M. A. (2021). Orientação Profissional e de Carreira (OPC) em tempos de pandemia: Lições para pensar o futuro. São Paulo: Vetor
Ribeiro, M. A., Uvaldo, M. C. C., Fonçatti, G., Audi, D. A., Agostinho, M. L., & Malki, Y. (2015). Ser adolescente no século XXI. In R. S. Levenfus (Org.), Orientação vocacional e de carreira em contextos clínicos e educativos (pp. 13-22). Porto Alegre: Artmed.

Bibliografia Complementar
Bohoslavsky, R. (1983). Vocacional: teoria, técnica e ideologia. São Paulo: Cotez.
Lehman, Y. P., Ribeiro, M. A., Uvaldo, M. C. C., & Silva, F. F. (2015). A psychodynamic approach on group career counselling: A Brazilian experience of 40 years. International Journal of Educational and Vocational Guidance, 15(1), 23-36.
Lehman, Y. P., Uvaldo, M. D. C. C., & Silva, F. F. D. (2006). O jovem e o mundo do trabalho: consultas terapêuticas e orientação profissional. Imaginário, 12(12), 81-96.
Ribeiro, M. A. (2020). Trabalho e orientação profissional e de carreira em tempos de pandemia: reflexões para o futuro. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 21(1).
Siegmund, G., & Lisboa, C. (2015). Orientação psicológica on-line: percepção dos profissionais sobre a relação com os clientes. Psicologia Ciência e Profissão, 35(1), 168-181.
 

Clique para consultar os requisitos para PST2871

Clique para consultar o oferecimento para PST2871

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP