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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Social e do Trabalho
 
Disciplina: PST2872 - Políticas Públicas, Saúde Coletiva e Psicologia Social
Public policies, Collective Health and Social Psychology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
- Introduzir o estudante no âmbito da problemática que envolve políticas públicas, a partir de subsídios teóricos e reflexão sobre práticas advindos dos campos da saúde coletiva e da psicologia social. 
- Possibilitar o acesso ao conhecimento sobre construção e definição de políticas e implementação de práticas de saúde mental e saúde pública.
- Refletir sobre os possíveis efeitos das políticas públicas sobre as vidas das pessoas no contexto de implementação de planos e programas: formação / ruptura de vínculos.
- Oferecer condições ao estudante para refletir amplamente sobre compreensão e intervenção psicológicas na realidade social e, mais especificamente, sobre o papel do psicólogo no âmbito das instituições públicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
793600 - Ianni Regia Scarcelli
 
Programa Resumido
São apresentados temas que estimulam o aprendizado de conteúdos e a formulação de indagações que permeiam os campos de políticas públicas e saúde coletiva em diálogo com o campo da psicologia social. Os temas são apresentados em três blocos: I – Introdução ao tema de políticas públicas; II – Saúde Coletiva e Saúde Mental: teoria e práxis; III – Psicologia e saúde: diálogos possíveis. As atividades do estágio fomentam a discussão dos temas e são refletidas a partir deles. O estágio é realizado em instituições, programas ou entidades que tenham relação formal ou de princípios com o SUS. Ao final do semestre, a estrutura do SUS é reapresentada a partir das práticas desenvolvidas.
 
 
 
Programa
Parte teórica:
1. Indivíduo, sociedade civil e Estado
2. Construção de políticas públicas e implementação de práticas
3. Políticas públicas de saúde
- Conceito de saúde
- Princípios, estrutura e dispositivos no âmbito do SUS
- Intersetorialidade, interdisciplinaridade e promoção da saúde
- Participação e controle social
4. Saúde Mental no SUS
- Reforma Psiquiátrica
- Dispositivos de Atenção em Saúde Mental
5. Contribuições práticas e teóricas da psicologia social
- Psicologia, trabalho e formação em saúde

Estágio
Cumprimento de estágio em instituições públicas, organizações não-governamentais, associações populares e de classes ou outros tipos de organização que possibilitem o conhecimento e desenvolvimento de atividades de ação/investigação em diferentes âmbitos do sistema público de saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
São considerados na avaliação:
- trabalho teórico sobre as práticas desenvolvidas no estágio
- diário de campo das atividades práticas
- resenhas de textos indicados para as aulas, uma por bloco.
- auto-avaliação
- participação

MÉTODOS DIDÁTICOS UTILIZADOS:
- Aulas expositivas e palestras seguidas de debate
- Atividades em grupo
- Apresentação e debate de filmes
- Seminário
Critério
- Conteúdo, forma e pontualidade na entrega dos trabalhos escritos.
- Assiduidade e pontualidade nas aulas e nas atividades do estágio
Norma de Recuperação
- Exame escrito
 
Bibliografia
     
Básica
COUTINHO, C.N. Contra a corrente: ensaios sobre democracia e socialismo. São Paulo: Cortez, 2000.
PAIM, J.S. O que é o SUS. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2009. 148 p.
PICHON-RIVIÈRE, E. O Processo Grupal. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1986.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, Brasília Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012. 
BRASIL. Lei n° 8080 (Lei Orgânica da Saúde). Brasília, DF: Ministério da Saúde, 1999.
BRASIL. Lei nº 8142, de 28 de dezembro de 1990. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 1999.
SCARCELLI, I.R. Entre o hospício e a cidade: Dilemas no campo da Saúde Mental. São Paulo: Zagodoni, 2011.
SCARCELLI, I.R.; JUNQUEIRA, V. O SUS como desafio para formação em Psicologia. Psicologia Ciência e Profissão, 2011, 31 (2), pp. 340 – 355.
SCARCELLI, Ianni Regia. Psicologia Social e Políticas Públicas: pontes e interfaces no campo da saúde. São Paulo: Zagodoni, 2017.

Complementar
ALMEIDA FILHO, Naomar.  O que é saúde? Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2011.
AMARANTE, P. Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2007, 120 p
BERTOLLI FILHO, C. História da saúde pública no Brasil. São Paulo: Ática, 2006.
BLEGER, J. O grupo como instituição e o grupo na instituição. In: KAËS, René. A instituição e as instituições - Estudos psicanalíticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1991, pp. 41- 52.
FERNANDES, M.I.A., SCARCELLI, I.R , COSTA, E.S. (Org.). Fim de Século: Ainda Manicômios?. São Paulo: IPUSP, 1999.
LEAVELL, H. & CLARK, E. G. Medicina preventiva. São Paulo, McGraw-Hill do Brasil, 1976.
MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997, pp. 25-38.
 

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