Aprofundar a compreensão dos alunos sobre os sistemas sexo e gênero, sobre a organização social e construção histórico-cultural das sexualidades brasileiras, assim como das noções adolescência e juventude. A partir de dinâmicas e vivências, realizar leituras que informem as concepções implicadas em cada tecnologia e protocolo de processo de trabalho no campo da prevenção e da promoção da saúde, da educação para a sexualidade, com ênfase no quadro da Vulnerabilidade e dos Direitos Humanos adotado pelo Programa Nacional de DST/Aids. Compreender os princípios do Sistema Único de Saúde onde o direito à prevenção e á saúde sexual deve ser garantido.
Parte teórica:1) Sexualidades e Gêneros: dois sistemas distintosa) A produção do conceito de Gênero e do sistema sexualb) Masculinidades e feminilidades, homossexualidades e heterossexualidades, juventudes e adolescências brasileirasc) Sexualidade e identidade: sujeito sexual e sujeito de direitosd) Sujeito, scripts, cenas e cenários sexuais2) Prevenção e Promoção da Saúdea) Definições de Prevenção e Promoção da Saúdeb) O que é o Sistema Único de Saúde?b) O SUS, seus princípios e a crítica aos modelos da epidemiologia socio- cognitiva e comportamentalc) O modelos no quadro da vulnerabilidade, direitos humanos e emancipação psicossocial: o caso da prevenção entre jovens
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