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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Social e do Trabalho
 
Disciplina: PST3371 - Fundamentos da Psicologia: Profissão e Carreira
The groundworks of Psychology: occupation and career

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h ( Estágio: 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Possibilitar ao aluno uma visão ampla das atividades profissionais, bem como do mercado de trabalho do psicólogo, visando um planejamento de sua carreira.
 
 
 
Programa Resumido
Parte Teórica
1. profissão de psicólogo: histórico e desenvolvimento;                
2. Onde atua o psicólogo:
 - áreas clássicas, clínica, escolar e organizacional;                            - áreas recentes: hospitalar, jurídica e outras;
 - áreas em desenvolvimento: comunitária, ecológica e outras  
3. O mercado de trabalho do psicólogo;                                             
4. Questões decorrentes da ideologia do trabalho e as concepções da qualificação profissional do psicólogo. 

Parte Prática:                                                                                  
1. Orientação Profissional didática: reflexão sobre as motivações para a escolha de psicologia e levantamento de interesses (18 horas).        
2. Discussão da vivencia didática (4 horas);                                       
3. Entrevistas com psicólogos das áreas de interesse (18 horas);        
4. Discussão das entrevistas ( 4 horas);
5. Desenvolvimento de um planejamento profissional (6 horas).
 
 
 
Programa
Parte Teórica
1. profissão de psicólogo: histórico e desenvolvimento;                
2. Onde atua o psicólogo:
 - áreas clássicas, clínica, escolar e organizacional;                            - áreas recentes: hospitalar, jurídica e outras;
 - áreas em desenvolvimento: comunitária, ecológica e outras  
3. O mercado de trabalho do psicólogo;                                             
4. Questões decorrentes da ideologia do trabalho e as concepções da qualificação profissional do psicólogo. 

Parte Prática:                                                                                  
1. Orientação Profissional didática: reflexão sobre as motivações para a escolha de psicologia e levantamento de interesses (18 horas).        
2. Discussão da vivencia didática (4 horas);                                       
3. Entrevistas com psicólogos das áreas de interesse (18 horas);        
4. Discussão das entrevistas ( 4 horas);
5. Desenvolvimento de um planejamento profissional (6 horas).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades didáticas: Parte teórica: aulas expositivas, coordenação de trabalhos escritos. Parte prática: coordenação de seminários, trabalhos em grupo e pesquisa; orientação e supervisão de estágio.

Atividades discentes: Leituras de textos, seminários, pesquisa, participação em Orientação Profissional didática, estágio.
Critério
Leitura e discussão de textos, pesquisa na área de orientação Profissional, participação em estágio supervisionado.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalhos teóricos e de relatórios de estágio.
 
Bibliografia
     
Boch, A. M. B. A psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social. Estudos de Psicologia Vol. 4 n 2. Natal julho/dez 1999.
Lehman, Y. P. Proposta de formação de orientadores profissionais em uma estratégia clínica. Revista LABOR, nº 0. São Paulo: Vardi, 2001.

Lehman, Y. P. Orientação profissional na pós modernidade. In: Levenfus, R. S.; Soares, D. H.P. (Orgs.) Orientação Vocacional Ocupacional. 2 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2010. 336p.

Massumi, M. (1990) História da Psicologia Brasileira: da época colonial até 1934. São Paulo: EPU.
Pereira, F. M.; Pereira, Neto. A. O psicólogo no Brasil: notas sobre seu processo de profissionalização. Psicologia Estudos. Vol. 8, n 2 Maringá. Julho/dez 2003.
Pessotti, I. (1988) Notas para uma história da Psicologia Brasileira. Conselho Federal de Psicologia: Quem é o psicólogo brasileiro? (p. 17-31). São Paulo: Edicon
 

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