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Instituto de Psicologia
 
Psicologia Social e do Trabalho
 
Disciplina: PST3372 - Psicanálise para não "psis"
Psychoanalysis for non psys

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
A disciplina pretende apresentar os fundamentos, a história e uma trama de conceitos básicos da psicanálise, fundamentais para pensarmos o ser humano hoje. Deve discorrer sobre as principais escolas do pensamento psicanalítico, sempre tendo em vista mostrar como o método e a teoria psicanalítica podem auxiliar na ampliação da compreensão de fenômenos humanos e sociais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
565140 - Belinda Piltcher Haber Mandelbaum
1264786 - Nelson da Silva Junior
 
Programa Resumido
A descoberta freudiana do inconsciente. Metodologia Psicopatológica e Metapsicologia. Aparelho psíquico, primeira tópica: consciente, pré-consciente, inconsciente. Aparelho psíquico, segunda tópica: ego, id e superego. Sexualidade infantil e repressão. Noção de conflito psíquico. Pulsão sexual e pulsão de autoconservação. Pulsão de vida e pulsão de morte. As posições psíquicas kleinianas: movimentos de integração e desintegração do ego e dos objetos psíquicos. Lacan e o inconsciente como linguagem. Releitura do Complexo de Édipo. Transmissão psíquica. A psicanálise dos grupos e das instituições. A psicanálise como psicologia social.
 
 
 
Programa
Em cada aula discorreremos com mais ênfase sobre um dos temas apresentados acima, através de aulas expositivas e da discussão das leituras propostas. Como os temas devem ir se imbricando na formação de uma trama conceitual, não se trata de isolar um tema a cada aula, mas de ir constituindo com os alunos um conjunto de ferramentas psicanalíticas úteis para iluminar diferentes fenômenos humanos e sociais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O(a) aluno(a) deverá apresentar um trabalho final no qual escolha um tema ou questão de sua área de formação e mostre como os conceitos e teorias da Psicanálise trabalhados na disciplina podem contribuir para ampliar sua compreensão.
Critério
O trabalho deve revelar um processo de aprendizagem dos temas trabalhados e sua utilização orgânica para iluminar a questão proposta pelo(a) aluno(a).
Norma de Recuperação
Escrita de um segundo trabalho após a discussão com o professor sobre as deficiências do primeiro.
 
Bibliografia
     
Frosh, S. A brief introduction to psychoanalytic theory. Londres: Palgrave Macmillan, 2012. 
Garcia-Roza, L. A. Freud e o inconsciente. RJ: Zahar Eds., 1983. 
Groddek, G. O LIVRO d ISSO. SP: Perspectiva, 1984. 
Herrmann, F. O que é Psicanálise. SP: Blucher, 2015. 
Mezan, R. Freud: a trama dos conceitos. SP: Perspectiva, 1982.  
SILVA JUNIOR, N.  A psicoterapia Psicanalítica de Sigmund Freud.  Viver Mente e Cérebro, julho de 2010. Duetto Editora
 

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