A disciplina pretende apresentar os fundamentos, a história e uma trama de conceitos básicos da psicanálise, fundamentais para pensarmos o ser humano hoje. Deve discorrer sobre as principais escolas do pensamento psicanalítico, sempre tendo em vista mostrar como o método e a teoria psicanalítica podem auxiliar na ampliação da compreensão de fenômenos humanos e sociais.
A descoberta freudiana do inconsciente. Metodologia Psicopatológica e Metapsicologia. Aparelho psíquico, primeira tópica: consciente, pré-consciente, inconsciente. Aparelho psíquico, segunda tópica: ego, id e superego. Sexualidade infantil e repressão. Noção de conflito psíquico. Pulsão sexual e pulsão de autoconservação. Pulsão de vida e pulsão de morte. As posições psíquicas kleinianas: movimentos de integração e desintegração do ego e dos objetos psíquicos. Lacan e o inconsciente como linguagem. Releitura do Complexo de Édipo. Transmissão psíquica. A psicanálise dos grupos e das instituições. A psicanálise como psicologia social.
Em cada aula discorreremos com mais ênfase sobre um dos temas apresentados acima, através de aulas expositivas e da discussão das leituras propostas. Como os temas devem ir se imbricando na formação de uma trama conceitual, não se trata de isolar um tema a cada aula, mas de ir constituindo com os alunos um conjunto de ferramentas psicanalíticas úteis para iluminar diferentes fenômenos humanos e sociais.
Frosh, S. A brief introduction to psychoanalytic theory. Londres: Palgrave Macmillan, 2012. Garcia-Roza, L. A. Freud e o inconsciente. RJ: Zahar Eds., 1983. Groddek, G. O LIVRO d ISSO. SP: Perspectiva, 1984. Herrmann, F. O que é Psicanálise. SP: Blucher, 2015. Mezan, R. Freud: a trama dos conceitos. SP: Perspectiva, 1982. SILVA JUNIOR, N. A psicoterapia Psicanalítica de Sigmund Freud. Viver Mente e Cérebro, julho de 2010. Duetto Editora