Sensibilizar e apetrechar o estudante de Psicologia, antes do término de sua formação, para a análise psicossocial do comportamento religioso.
1. Religião; 2. Motivações religiosas; 3. A experiência religiosa; 4. A Representação de Deus; 5. Práticas expressivas e performativas.
Parte teórica: I. Religião: fenômeno específico, sistema simbólico, instituição social, vida subjetiva; Psicologia da Religião: ótica da Psicologia, neutralidade epistemológica e metodológica; Psicologia da crença/descrença. II. Motivações religiosas: a explicação psicológica pela motivação; os desejos: desejo de vida; morte e desejo de sobrevivência; motivação ética; o sentimento de culpa; motivação cognitiva. III. A experiência religiosa: definição e classificação; percepção religiosa do mundo, o sagrado, a espiritualidade IV. A Representação de Deus: Deus-pai e figuras parentais; representação paterna em crentes e não crentes V. Práticas expressivas e performativas: oração, rito, sacrifício. Parte prática: A disciplina envolve uma pequena pesquisa de campo cujo objeto varia de ano para ano, de acordo com o interesse do docente e dos alunos, acertado nas primeiras semanas de aula.
Bibliografia básica: MASSIMI, M. & MAHFOUD, M. Diante do Mistério. Psicologia e Senso Religioso. São Paulo: Loyola, 1999. PAIVA, G. J. de [org.] Entre necessidade e desejo. Diálogos da Psicologia com a Religião. São Paulo: Loyola, 2001. PAIVA, G. J. de. Textos produzidos para cada um dos itens do Programa. Bibliografia complementar: FREUD, S. O futuro de uma ilusão. São Paulo: Abril Cultural, (1978/1927). _________. O mal-estar na Civilização. São Paul: Abril Cultural, (1978/1929). JAMES, W. As variedades da experiência religiosa. Um estudo sobre a natureza humana. São Paulo: Cultrix, (1991/1902). OTTO, R.(1985/1917). O sagrado. Um estudo do elemento não-racional na idéia do divino e sua relação com o racional. São Bernardo do Campo: Imprensa metodista. POHIER, J. M. Psicologia da inteligência e psicologia da fé. O sistema de Piaget aplicado á fé. São Paulo: Herder/Edusp, (1971/1967). VALLE, E. Psicologia e Experiência Religiosa: estudos introdutórios. São Paulo: Loyola, 1998. BELZEN, J. Para uma Psicologia cultural da Religião. Princípios, Aproximações, Aplicações. São Paulo: Editora Ideias e Letras, 2010. FREUD, S. O futuro de uma ilusão. São Paulo: Abril Cultural, (1978/1927). _________. O mal-estar na Civilização. São Paul: Abril Cultural, (1978/1929). JAMES, W. As variedades da experiência religiosa. Um estudo sobre a natureza humana. São Paulo: Cultrix, (1991/1902). OTTO, R.(1985/1917). O sagrado. Um estudo do elemento não-racional na idéia do divino e sua relação com o racional. São Bernardo do Campo: Imprensa metodista. POHIER, J. M. Psicologia da inteligência e psicologia da fé. O sistema de Piaget aplicado á fé. São Paulo: Herder/Edusp, (1971/1967). VALLE, E. Psicologia e Experiência Religiosa: estudos introdutórios. São Paulo: Loyola, 1998.