Esta disciplina objetiva introduzir questões teóricas e práticas referentes à inserção da psicologia nas políticas públicas de assistência social, levando a(o) aluno(a) a refletir criticamente sobre a atuação no campo dos direitos sociais, sobre o trabalho em rede e sobre a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Apresentação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS (história, estrutura e princípios fundamentais). A assistência social como um campo de atuação da psicologia. Psicologia e pobreza.
A pobreza como um campo de investigação e intervenção da Psicologia. Psicologia e políticas públicas. A implementação do SUAS. As noções de família e autonomia na política pública de assistência social. Proteção social básica e especial. Programas, serviços e ações socioassistenciais. Atuação da Psicologia no SUAS. Trabalho em rede. Trabalho inter/multi/transdisciplinar.
Castel, R. (1998). Metamorfoses da questão social. Petrópolis, Editora Vozes. Cordeiro, M. P., Svartman, B. & Souza, L. V. (2018). Psicologia na Assistência Social: um campo de saberes e práticas. São Paulo: Instituto de Psicologia. Cruz, L. R., & Guareschi, N. (Orgs.) (2014). Políticas públicas e assistência social: diálogo com as práticas psicológicas. Petrópolis-RJ: Vozes. Romagnoli, R. C., & Moreira, M. I. C. (Orgs.) (2014). O Sistema Único de Assistência Social – SUAS: a articulação entre psicologia e o serviço social no campo da proteção social, seus desafios e perspectivas. Curitiba: CRV. Sposati, A. (2008). A menina LOAS: um processo de construção da Assistência Social (4. Ed.). São Paulo: Cortez. Yamamoto, O. H. (2003) Questão social e políticas públicas: revendo o compromisso da Psicologia. In A. B. Bock (Org.). Psicologia e o compromisso social. São Paulo: Cortez.