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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Social e do Trabalho
 
Disciplina: PST3671 - Psicologia Social: Intercultura e Raça-Etnia
Social Psychology: Interculture and Race/Ethnicity

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
Oferecer aos alunos um conhecimento que lhes possibilite compreender as relações interculturais e étnico/raciais e a construção sociocultural das diferenças e desigualdades.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2163308 - Alessandro de Oliveira dos Santos
 
Programa Resumido
Conteúdo da disciplina: Cor, raça e etnia; identidade cultural e étnico-racial; estereótipo e preconceito como construções socioculturais; alteridade, discriminação e violência; efeitos psicossociais do racismo; a psicologia na compreensão das diferenças e desigualdades; atuação do psicólogo na promoção da igualdade e dos direitos humanos; psicologia e povos indígenas; psicologia intercultural no estudo da (e)imigração.
 
 
 
Programa
Métodos utilizados: Aula expositiva dialogada; leitura de textos; seminários realizados pelos alunos para apresentação de textos; entrevista com psicólogo(a) que atua em organizações do movimento negro, serviços de migração, empresas, escolas, serviços de saúde e de assistência social; entrevista com professor(a) de psicologia que trabalha com os temas relações interculturais e/ou étnico-raciais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Elaboração de resenha dos textos; realização de seminário; realização de entrevista com psicólogo(a) ou professor(a) de psicologia e entrega de trabalho final.
Critério
04 resenhas individuais (40%); 01 trabalho final (40%); assiduidade/pontualidade/participação em aula e em seminário (20%).
Norma de Recuperação
Elaboração de um texto dissertativo de aprofundamento dos conceitos trabalhados na disciplina.
 
Bibliografia
     
Borges, C. Para mulheres marginais epistemologias marginais: religião, interculturalidade e descolonização. Mandrágora, 24(2): 201-214, 2018. 
Candau, V. M. Direitos Humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, 13(37): 45-57, 2008.
Ferreira, J e Hamlin, C. Mulheres, negros e outros monstros: um ensaio sobre corpos não civilizados. Estudo Feministas, Florianópolis, 18(3): 811-836, 2010.
Guimarães, A. S. A. Como trabalhar com raça em sociologia. Educação e Pesquisa, 29 (1): 93-107, 2003.
Lima, A. C. S. L e Castilho, S. R. R. Povos indígenas, preconceito e ativismo político. In: Venturi, G. e Bokany, W (Orgs.). Indígenas no Brasil: Demandas dos povos e percepções da opinião pública. São Paulo, Fundação Perseu Abramo, 2013. 
Santos, A. O.; Schucman, L. V. e Martins, H., V. Breve histórico do pensamento psicológico brasileiro sobre relações étnico-raciais. Psicologia: Ciência e Profissão, (32): 166-175, 2012.
Sarriera, J. C.; Pizzinato, A. e Meneses, M. P. R. Aspectos psicossociais da imigração em Porto Alegre. Estudos de Psicologia, 10(1): 5-13, 2005.
Schucman, L.V. Branquitude e poder: revisitando o “medo branco” no século XXI. ABPN, Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), (6): 134-147, 2014.
Smith, C. A. Facing the Dragon: Black Mothering, Sequelae, and Gendered Necropolitics in the Americas. Transforming Anthropology, 24(1): 31-48, 2016.
Waldely, A. B. et al. Migração como crime, êxodo como liberdade. REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, 2015, 23(45): 235-247, 2015.
 

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