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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Social e do Trabalho
 
Disciplina: PST3671 - Psicologia Social: Intercultura e Raça/Etnia
Social Psychology: Interculture and Race/Ethnicity

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
Oferecer aos alunos um conhecimento que lhes possibilite compreender as relações interculturais e étnico/raciais e a construção sociocultural das diferenças e desigualdades.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2163308 - Alessandro de Oliveira dos Santos
 
Programa Resumido
 
 
 
 
Programa
História da Psicologia Social Brasileira na compreensão das diferenças; Estereótipo e preconceito como construções socioculturais; Cor, raça e etnia; Relações étnico/raciais; relações de gênero; Relações interculturais; Discriminação e direitos humanos; Etnias Indígenas do Brasil e atuação do psicólogo; A Psicologia Intercultural no estudo da migração e da identidade cultural e étnico/racial.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva; Seminários realizados pelos alunos para apresentação de textos da disciplina; Visita em grupo de 04 alunos em organizações do movimento negro, empresas de consultoria intercultural, organizações de mulheres e organizações do movimento indígena.
Critério
Elaboração de resenha dos textos da disciplina; Realização de seminário e entrega de resumo com o conteúdo apresentado; Realização de visita a organização e entrega de relatório de campo contendo: descrição da organização e suas formas de atuação, presença ou potencial de atuação do psicólogo na área.
Norma de Recuperação
Elaboração de um texto dissertativo de aprofundamento dos conceitos trabalhados na disciplina.
 
Bibliografia
     
Angelini, A. L. Psicologia Intercultural e Psicologia Educacional: Uma contribuição histórica. Boletim da Academia Paulista de Psicologia, 27(2): 39-46, 2007.

Araujo, M. F. Diferença e igualdade nas relações de gênero: revisitando o debate. Psicologia Clínica, 17 (2): 41-52, 2005.

Bosi, E. Entre a opinião e o estereótipo. In: Bosi, E. (org.). O tempo vivo da Memória. São Paulo, Ateliê, 2004, p. 113-126.

Candau, V. M. Direitos Humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, 13(37): 45-57, 2008.

Crochík, J. L. O conceito de preconceito e a perspectiva da Teoria Crítica. In: Patto, M. H. S.; Mello, S. L.; Schmidt, M. L. S. e Crochik, J. L. (Orgs.). Perspectivas teóricas acerca do preconceito. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2008, p. 69-101.

Guimarães, A. S. A. Como trabalhar com raça em sociologia. Educação e Pesquisa, 29 (1): 93-107, 2003.

Guimarães, L.A.M.; Grubits, S. Alcoolismo e violência em etnias indígenas: uma visão crítica da situação brasileira. Psicologia e Sociedade, 19 (1): 45-51, 2007.

Maio, M. C. Educação Sanitária, estudos de atitudes raciais e psicanálise na trajetória de Virgínia Leone Bicudo. Cadernos Pagu, 35: 309-355, 2010.

Rodrigues, M. B. Interculturalidade: por uma genealogia da discriminação. Psicologia & Sociedade. 19(3): 55-61, 2007.

Sarriera, J. C.; Pizzinato, A. e Meneses, M. P. R. Aspectos psicossociais da imigração em Porto Alegre. Estudos de Psicologia, 10(1): 5-13, 2005.

Sousa Santos, B. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. Revista Crítica de Ciências Sociais, 48:11-32, 1997.
 

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