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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Social e do Trabalho
 
Disciplina: PST3672 - Crítica dos Fundamentos da Psicologia – as perspectivas de Maurice Merleau-Ponty e Michel Foucault
Critical Analysis of the Foundations of Psychology - Perspectives of Maurice Merleau-Ponty and Michel Foucault

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação: 14/07/2018

Objetivos
Apresentar aos alunos a análise crítica dos fundamentos epistemológicos e ideológicos da Psicologia, em geral, e da Psicologia Social,  em particular, segundo as perspectivas de dois filósofos contemporâneos – Maurice Merleau-Ponty e Michel Foucault.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
848037 - Leny Sato
 
Programa Resumido
 
 
 
 
Programa
1) Filosofia e Psicologia : para que serve a Filosofia?  Realismo ingênuo, fé perceptiva e interrogação.  2).O problema do conhecimento:  os preconceitos objetivista e subjetivista.  3) O conhecimento perceptivo:  as coisas sensíveis como obras de arte.  4) Corpo reflexivo: percepção, expressão e fala.  5) Intersensorialidade:  a unidade dos sentidos. 6) Intersubjetividade:  a questão da alteridade. 7) Cultura e loucura:  o louco como outro radical. 8) Arte e loucura:  experiência trágica. 9) Filosofia e loucura:  consciência crítica. 10)  O processo histórico-cultural da exclusão/internação:  o pobre, o preguiçoso, o louco. 11) Corpo e preguiça, pensamento e trabalho : o louco e o sujeito do conhecimento.  12)  O nascimento do asilo: os lugares da Psiquiatria, da Psicologia e da Psicanálise. 13)  Poder disciplinar e sexualidade:  a subversão  freudiana. 14) O trabalho das artes nos asilos:  desvio do olhar?  fazer desviante? . 15)  Experiência trágica e consciência crítica da loucura: arte bruta /arte culta.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1) Aulas expositivas. 2) Leitura de textos previamente indicados pelo professor.3) Discussão dos textos em sala de aula.
Critério
Qualidade da participação nas aulas e dois trabalhos escritos.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito.
 
Bibliografia
     
Como suporte para as aulas expositivas, serão indicados capítulos dos seguintes livros: 

1)Foucault, M.
História da loucura na época clássica. S.P., Perspectiva, 1978.
Doença mental e Psicologia. S. P., R.J, Tempo Brasileiro,1968.
Vigiar e Punir. S.P., Ed.Vozes, 1977.
Microfísica do poder. R.J., Graal, 1979.
As palavras e as coisas. S.P., Martins Fontes, 1990.
História da sexualidade I - A vontade de saber. RJ., Graal, 1999.

2)Frayze-Pereira, J.
Olho d’água. Arte e loucura em exposição. S.P., Escuta/Fapesp, 1995.
Arte. Dor. Inquietudes entre estética e psicanálise. Cotia, Ateliê Ed,, 2010 ( 2ª ed.).

3)Merleau-Ponty, M.
Conversas de 1948. S.P. Martins Fontes, 2004
Fenomenologia da Percepção, S.P., Marrtins Fontes, 1994.
O visível e o invisível. S.P., Perspectiva, 1971.
Textos escolhidos. Col. Os Pensadores. S. P., Ed. Abril, 1975.
 

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