Geral: desenvolver instrumentos para atuação como psicólogo no sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes (SGDCA) em uma perspectiva orientada pelos direitos humanos e em relação com outras profissionalidades e saberes da área. Específicos: - apresentar a construção histórica de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e a conformação da noção de proteção integral; - apresentar os direitos de crianças e adolescentes e sua efetuação por meio de um sistema articulado de políticas públicas para a defesa e garantia destes direitos tal como proposto no Brasil; - oferecer subsídios conceituais e metodológicos dos Estudos Sociais da Infância e da Psicologia para o diálogo com os direitos de crianças e adolescentes; - conhecer práticas intersetoriais e em rede com crianças e adolescentes e os atores do SGDCA.
História social da infância e da adolescência no Brasil. Criança como sujeito de direitos: da situação irregular à Proteção Integral. Proteção, desenvolvimento, participação e autonomia: noções centrais para o campo de direitos. A idade como marcador social da diferença e como relação de poder. O paradoxo proteção-autonomia. O sistema de garantia de direitos e a intersetorialidade nas políticas públicas. O direito à convivência familiar e comunitária. Direitos de proteção especial frente às situações de violação de direitos e de violências. Adolescência e conflito com a lei. Temas emergentes no campo dos direitos da criança. Atores, ações, projetos e programas de promoção, proteção e garantia de direitos da criança e do adolescente.
As estratégias de trabalho serão: aulas expositivas-dialogadas; leituras, discussões de textos, palestras e rodas de conversa com profissionais psicólogos que atuem na área; exibições de documentários; exercícios sociodramáticos; visitas técnicas a serviços do SDGDCA e aos Fóruns e redes de direitos de crianças e adolescentes; apresentações de seminários de cartografias da rede de proteção.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8069 de 13 de julho de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm. CASTRO, Lucia Rabello de. A politização (necessária) do campo da infância e da adolescência. Rev. psicol. polít., São Paulo , v. 7, n. 14, dez. 2007 . Disponível em . . CECCIM, Ricardo Burg e PALOMBINI, Analice de Lima.(2009). Imagens da infância, devir- criança e uma formulação à educação do cuidado. Psicologia & Sociedade; 21 (3): 301-312. DEL PRIORI, M. História da infância no Brasil. 4a edição. São Paulo: Editora Contexto, 2004. NASCIMENTO, M L.; SCHEINVAR, E. (2005) Infância: discursos de proteção, práticas de exclusão. Estudos e Pesquisas em Psicologia, UERJ, RJ, ano 5, n. 2, p. 51-66. MARCILIO, Maria Luiza. História social da criança abandonada. São Paulo, Hucitec, 1998.