Apresentar aos alunos elementos conceituais e metodológicos derivados dos conhecimentos produzidos no campo da Psicologia Social e ciências adjacentes, fundamentais para a compreensão crítica e reflexiva do modo de vida contemporâneo, mormente nas grandes cidades, e das experiências subjetivas que lhe estão associadas.
A história da cidade, a cidade na história e as histórias de cidades. A fronteira entre Psicologia, Política e Ética. Conceitos fundamentais para a compreensão do ethos humano: Lugar, Subjetividade e Comportamento. Imaginário, Paisagem e Narratividade no mundo urbano. Ethos humano e mundo contemporâneo. Desafios metodológicos nos estudos sobre as cidades.
Módulo 1: A cidade Introdução: a cidade, o presépio, a roça, a selva... a) A história da cidade, a cidade na história e as histórias de cidades. Módulo 2: O imaginário Introdução: Cidades míticas, utópicas, invisíveis... a) Uma lição de Eudoro de Souza sobre o substrato trans-histórico da filosofia, da mitologia e da história. b) Uma introdução à Teoria Antropológica do Imaginário de Gilbert Durand: as operações místicas, diairéticas e sintéticas do imaginário como fundamento da vida mental. c) Uma incursão na obra de Augustin Berque: a crítica do Paradigma Ocidental Moderno Clássico e os conceitos de Mediância (médiance), Ecúmeno (écoumène), Paisagem (paysage) e Meio (millieu) Módulo 3: A Cidade, o Imaginário e a Experiência Subjetiva no Mundo Contemporâneo Introdução: De que são feitos os homens e as cidades? a) Psicologia, Ética e Política: o processo de ocidentalização do mundo e suas conseqüências, para indivíduos e coletividades, sobre o modo de vida e as interações humanas. b) Identidade, Socioambiente e Subjetividade: as relações entre o imaginário, a estratificação social, a construção das identidades e o processo histórico. c) Alteridade, Sociedade e Cosmicidade: a condição humana, o ethos ocidental moderno e as fronteiras entre o eu e o mundo. Módulo 4: Tópicos metodológicos recorrentes nos estudos da cidade Introdução: o corpo, o rosto e a poesia da cidade... a) Os aspectos científicos, éticos e políticos implicados na definição dos objetivos do estudo e a ponderação de sua relevância. b) A estratégia qualitativa: questões cruciais no delineamento da coleta e da análise dos resultados. c) A pesquisa documental e a pesquisa de campo: a operacionalização dos conceitos de observação, observação participante e pesquisa-ação. d) Diferenciações entre demonstração e interpretação: aproximações e distanciamentos entre a imagem, o gesto, a fala e a escrita.
BÁSICA: BERQUE, Augustin. Urbs dat esse homini! la trajectivité des formes urbaines (será disponibilizada tradução didática em PDF). In: ANGOTTISALGUEIRO, Heliana (coord.), Paisagem e arte / Paysage et art / Paisaje y arte / Landscape and art, São Paulo, Comité Brasileiro de História de Arte, 2000 (p. 41-52). RIBEIRO, Sandra Maria Patricio (org.). Ethos humano e mundo contemporâneo: diálogos e estudos. São Paulo: IPUSP/Baracoa, 2019 (livro eletrônico de acesso aberto). COMPLEMENTAR: BENEVOLO, Leonardo. A história da cidade. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999. BENJAMIN, Wálter. Rua de Mão Única. In: Obras Escolhidas II - Rua de Mão Única / Infância Em Berlim / Imagens do Pensamento. São Paulo: Brasiliense, 1987 BOLLE, Willi. A cidade como escrita. In: BOLLE, Willi. Fisiognomia da metrópole moderna. Representações da história em Wálter Benjamin. São Paulo: FAPESP-Edusp, 2000. DURAND, Gilbert. O imaginário. Ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem (Tradução: René Eve Levié). Lisboa: Difel, 1999 MUNFORD, Lewis. A cidade na história. São Paulo, Martins Fontes, 1998. RIBEIRO, Sandra Maria Patricio. Lições preliminares para o estudo do ethos humano contemporâneo. 2018. Tese (Livre Docência em Psicologia Social dos fenômenos histórico-culturais específicos) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/T.47.2019.tde-05042019-100757. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/47/tde-05042019-100757/pt-br.php SENNETT, Richard. Carne e Pedra. O corpo e a cidade na civilização ocidental. Rio de Janeiro: Record, 2003