Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Psicologia
 
Psicologia Social e do Trabalho
 
Disciplina: PST3878 - A Cidade, o Imaginário e a Experiência Subjetiva no Mundo Contemporâneo
City, Imaginary and Subjetive Experience in the Contemporary World

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Apresentar aos alunos elementos conceituais e metodológicos derivados dos conhecimentos produzidos no campo da Psicologia Social e ciências adjacentes, fundamentais para a compreensão crítica e reflexiva do imaginário e da experiência subjetiva no mundo contemporâneo, bem como para a intervenção psicossocial, em particular nas áreas de fronteira urbana-periurbana.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1817872 - Sandra Maria Patricio Ribeiro
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
Módulo 1: A cidade
Introdução: a cidade, o presépio, a roça, a selva...
a) A história da cidade, a cidade na história e as histórias de cidades.

Módulo 2: O imaginário
Introdução: Cidades míticas, utópicas, invisíveis...
a) Uma lição de Eudoro de Souza sobre o substrato trans-histórico da filosofia, da mitologia e da história.
b) Uma introdução à Teoria Antropológica do Imaginário de Gilbert Durand: as operações místicas, diairéticas e sintéticas do imaginário como fundamento da vida mental.
c) Uma incursão na obra de Augustin Berque: a crítica do Paradigma Ocidental Moderno Clássico e os conceitos de Mediância (médiance), Ecúmeno (écoumène), Paisagem (paysage) e Meio (millieu)

Módulo 3: A Cidade, o Imaginário e a Experiência Subjetiva no Mundo Contemporâneo
Introdução: De que são feitos os homens e as cidades?
a) Psicologia, Ética e Política: o processo de ocidentalização do mundo e suas conseqüências, para indivíduos e coletividades, sobre o modo de vida e as interações humanas.
b) Identidade, Socioambiente e Subjetividade: as relações entre o imaginário, a estratificação social, a construção das identidades e o processo histórico.
c) Alteridade, Sociedade e Cosmicidade: a condição humana, o ethos ocidental moderno e as fronteiras entre o eu e o mundo.

Módulo 4: Tópicos metodológicos recorrentes nos estudos da cidade
Introdução: o corpo, o rosto e a poesia da cidade...
a) Os aspectos científicos, éticos e políticos implicados na definição dos objetivos do estudo e a ponderação de sua relevância.
b) A estratégia qualitativa: questões cruciais no delineamento da coleta e da análise dos resultados.
c) A pesquisa documental e a pesquisa de campo: a operacionalização dos conceitos de observação, observação participante e pesquisa-ação.
d) Diferenciações entre demonstração e interpretação: aproximações e distanciamentos entre a imagem, o gesto, a fala e a escrita.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades na sala de aula: diálogos, seminários, filmes e aulas expositivas.

Atividades externas: leituras, observação de cenas do cotidiano e visitas à sites especializados na problemática urbana.
Critério
Os alunos serão avaliados pela participação nas aulas e pela apresentação de seminários e resenhas, elaborados acerca das leituras e temáticas discutidas na disciplina.
Norma de Recuperação
Entrega das resenhas de 3 (três) dentre os textos indicados na bibliografia básica da disciplina, e de um ensaio sobre o imaginário e a experiência subjetiva na cidade de São Paulo.
 
Bibliografia
     
BÁSICA:
BENJAMIN, Wálter. Rua de Mão Única. In: Obras Escolhidas II - Rua de Mão Única / Infância Em Berlim / Imagens do Pensamento. São Paulo: Brasiliense, 1987

BERQUE, Augustin. El pensamiento paisajero. Madrid: Biblioteca Nueva, 2009

DURAND, Gilbert. O imaginário. Ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem (Tradução: René Eve Levié). Lisboa: Difel, 1999

MOTA, Marcus Santos. O logos do mito em Eudoro de Sousa. In: 3o. Congresso da ABRALIC, 1992, Petrópolis. Anais do 3º Congresso da ABRALIC. São Paulo: Edusp, 1992. v. 2. p. 137-141.

SENNETT, Richard. Carne e Pedra. O corpo e a cidade na civilização ocidental. Rio de Janeiro: Record, 2003

TASSARA, Eda. Urbanidade e periurbanidade(s). Reflexões sobre dimensões psicossociais das dinâmicas históricas. Revista Documenta, nº. 17, 2007.

COMPLEMENTAR:
ARAÚJO, Alberto Filipe & BAPTISTA, Fernando Paulo (coords.). Variações sobre o imaginário. Domínios, teorizações e práticas hermenêuticas. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.

BENEVOLO, Leonardo; A história da cidade; São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.

BERQUE, Augustin. Urbs dat esse homini! (la trajectivité des formes urbaines). In : ANGOTTI-SALGUEIRO, Heliana (coord.), Paisagem e arte / Paysage et art / Paisaje y arte / Landscape and art, Sao Paulo, Comité Brasileiro de Historia de Arte, 2000 (p. 41-52).

BOLLE, Willi. A cidade como escrita. In: BOLLE, Willi. Fisiognomia da metrópole moderna. Representações da história em Wálter Benjamin. São Paulo: FAPESP-Edusp, 2000.

CAIRUS, Henrique. A história na obra de Eudoro de Sousa. Apresentado no V Seminário Internacional ARCHAI - UnB, 2008. Disponível em http://ufrj.academia.edu/HenriqueCairus/Papers [acesso: 29/03/2011]

FERRARA, Lucrécia D’Aléssio. Os significados urbanos. São Paulo: Edusp, 2000

GADAMER, H. G. Verdade e Método. Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

GLISSANT, Edouard. Introdução a uma poética da diversidade. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005

MARICATO, Ermínia. Dimensões da tragédia urbana. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/cidades/cid18.htm [acesso: 29/03/2011]

MEIHY, José Carlos Sebe Bom e HOLANDA, Fabíola. “História Oral. Como fazer, como pensar”. São Paulo: Ed. Contexto, 2007

MUNFORD, Lewis. A cidade na história. São Paulo, Martins Fontes, 1998.

PEREIRA, Júlio César Rodrigue. Análise de Dados Qualitativos. Estratégias metodológicas para as ciências da Saúde, humanas e sociais. São Paulo: Edusp, 2004

SABOYA, Renato. Kevin Lynch e a imagem da cidade. Blog Urbanidades, da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://urbanidades.arq.br/2008/03/kevin-lynch-e-a-imagem-da-cidade/ [acesso: 29/03/2011]

VICHIETTI (Ribeiro), Sandra M. Patrício. A Cidade Miniatura do Mário sob um olhar fenomenológico. Narrativa inscrita nas fronteiras entre a expressão poética, a psicologia social e a história. Tese de doutoramento. Universidade de São Paulo, PST/IPUSP, São Paulo, 2008
 

Clique para consultar os requisitos para PST3878

Clique para consultar o oferecimento para PST3878

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP