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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Social e do Trabalho
 
Disciplina: PST5167 - Orientação Profissional I
Career Guidance and Counseling I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Introduzir o aluno no campo e nas práticas de Orientação Profissional em suas dimensões sócio-políticas, sócio-técnicas, psicossociais, educacionais e clínicas, focalizando a centralidade do trabalho na ontologia do ser social.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1503333 - Marcelo Afonso Ribeiro
 
Programa Resumido
Quadro de referência em Orientação Profissional e de Carreira. Panorama das abordagens teóricas e modelos de prática em Orientação Profissional e de Carreira. Modalidades de Intervenção em Orientação Profissional e de Carreira.
 
 
 
Programa
Parte teórica

I. Quadro de referência em Orientação Profissional e de Carreira

a) Histórico, contexto e finalidades
b) Quadro epistemológico atual
c) Principais bases conceituais:
- Concepção de ser humano (vocação, identidade, subjetividade)
- Conhecimento do mundo do trabalho
- Teoria de escolha, narrativa, projeto, futuro e carreira

II. Panorama das abordagens teóricas e modelos de prática em Orientação Profissional e de Carreira

a) Modelos tradicionais
- Enfoque Traço-Fator
- Enfoque Tipológico
- Enfoque Desenvolvimentista
- Enfoque Decisional
- Enfoque Psicodinâmico

b) A estratégia clínica (Rodolfo Bohoslavsky)
- Quadro de referência, diagnóstico, entrevista

c) Movimentos contemporâneos: Movimento Narrativo
- Enfoque Sociocognitivo
- Enfoque Contextualista da Ação
- Enfoque do Life Design

d) Movimentos contemporâneos: Movimento da justiça social
- Enfoque da Psicologia do Trabalhar
- Enfoques latino-americanos: Abordagem sócio-histórica e Saúde mental comunitária
- Justiça social e orientação profissional
- Green Guidance
         
III. Modalidades de intervenção em Orientação Profissional e de Carreira

a) Formas de atendimento
- Atendimento individual (presencial, on-line e mix) 
- Atendimento em grupo
- Oficinas
- Atendimento institucional
- Modelos on-line

b) Públicos atendidos 
- Jovens, universitários/as, adultos/as e populações diversas

Parte prática

ESTÁGIO

a) Realização de oficina de Orientação Profissional e de Carreira

b) Entrevista com orientador profissional e de carreira
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades didáticas Parte teórica: aulas expositivas; coordenação de trabalhos escritos. Parte prática: coordenação de seminários e trabalhos em grupo; orientação e supervisão de estágio.
Critério
Leituras e trabalhos escritos, discussões em sala, seminários, trabalhos em grupo, estágio supervisionado (incluindo-se a apresentação de relatórios parciais). Avaliação: Rendimento nas diversas atividades discentes citadas.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalhos teórico-práticos.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
Bohoslavsky, R. (1977). Orientação vocacional: a estratégia clínica. São Paulo: Martins Fontes.
Lima, G. A. M., Uvaldo, M. C. C., & Garcia, M. L. D. (Orgs.). (2018). Orientação profissional & psicanálise: o olhar clínico. São Paulo: Vetor.
Rascován, S. E. (2017). Orientación vocacional con sujetos vulnerabilizados: experiencias sociocomunitarias en los bordes. Buenos Aires: Noveduc.
Ribeiro, M. A. & Melo-Silva, L. L. (Orgs.). (2011). Compêndio de orientação profissional e de carreira: perspectivas históricas e enfoques teóricos clássicos e modernos (Vol. 1). São Paulo: Vetor.
Ribeiro, M. A. & Melo-Silva, L. L. (Orgs.). (2011). Compêndio de orientação profissional e de carreira: enfoques teóricos contemporâneos e modelos de intervenção (Vol. 2). São Paulo: Vetor.

Bibliografia Complementar
Bock, S. D. (2002). Orientação profissional: a abordagem sócio-histórica. São Paulo: Cortez.
Fonçatti, G., et al. (2016). Oficina de Orientação Profissional: construindo estratégias de intervenção para feira de profissões. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 17(1), 103-113.
Guichard, J. (2012). Quais os desafios para o aconselhamento em orientação no início do século 21? Revista Brasileira de Orientação Profissional, 13(2), 139-152.
Pires, F. M., Ribeiro, M. A. & Andrade, A. L. (2020). Teoria da Psicologia do Trabalhar: uma perspectiva inclusiva para orientação de carreira. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 21(2), 1-11.
Ribeiro, M. A. (2014). Carreiras: um novo olhar socioconstrucionista para um mundo flexibilizado. Curitiba: Juruá.
Ribeiro, M. A. (2021). Orientação Profissional e de Carreira (OPC) em tempos de pandemia: Lições para pensar o futuro. São Paulo: Vetor
Ribeiro, M. A., Figueiredo, P. M., & Almeida, M. C. C. G. (2021). Desafios contemporâneos da orientação profissional e de carreira (OPC): a interseccionalidade como estratégia compreensiva. Psicologia Argumento, 39(103), 98-122.
 

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