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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Social e do Trabalho
 
Disciplina: PST5171 - Orientação Profissional e de Carreira na Escola: Desenvolvimento de Projetos
Career guidance in schools: Developing projects

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h ( Estágio: 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
- Compreender de forma crítica e realista o mundo do trabalho atual e suas características;
- Possibilitar uma reflexão sobre o papel do professor no processo de escolha e orientação profissional dos alunos;
- Dar subsídios teórico-práticos para o desenvolvimento de atividades e projetos de orientação profissional e de carreira vinculados às disciplinas que lecionam ou pretendem lecionar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1503333 - Marcelo Afonso Ribeiro
 
Programa Resumido
O mundo do trabalho e da educação atual e sua complexidade. Orientação profissional e de carreira: histórico e principais teorias. Orientação profissional e de carreira na escola: políticas públicas, projeto pedagógico, das teorias à prática. O papel do professor na orientação profissional e de carreira dos alunos. Desenvolvimento de projetos em orientação Profissional e de carreira.
 
 
 
Programa
Reflexões sobre a escolha pela docência
O mundo do trabalho e da educação atual e sua complexidade
Orientação profissional e de carreira: histórico e principais teorias
Orientação Profissional e de carreira na escola: das teorias à prática
- Modelos e teorias
- Construção da carreira: da escolha às noções de projeto e plano de ação
- Estratégias existentes: educação para a carreira, oficinas e programas de informação
Orientação profissional e de carreira e o projeto pedagógico da escola
- A influência do professor no processo de escolha dos alunos
- O papel do professor na orientação profissional e de carreira dos alunos
A orientação profissional e de carreira na legislação brasileira
Políticas públicas de orientação profissional e de carreira na escola: PIP, ginásios vocacionais e a Escola de Tempo integral
Desenvolvimento de projetos em orientação profissional e de carreira nas diversas disciplinas
Atividade prática: Como desenvolver atividades, oficinas, disciplinas ou programas de informação de orientação profissional e de carreira
 
 
 
Avaliação
     
Método
Elaboração de um projeto de orientação profissional e de carreira para escolas.
Critério
Apresentação do projeto detalhada de orientação profissional e de carreira para escolas embasado nos enfoques teórico-técnicos discutidos durante a disciplina.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho teórico.
 
Bibliografia
     
Affonso, R. M. L., & Sposito, L. L. (2005). Oficinas de orientação profissional no contexto escolar: a construção de um modelo. In M. C. P. Lassance, A. C. Paradiso, M. P. Bardagi, M. Sparta, & S. L. Frischenbruder (Orgs.), Intervenção e compromisso social. Orientação profissional: teoria e técnica (Vol. 2, pp. 173-184). São Paulo: Vetor.
Aguiar, F. H. R., & Conceição, M. I. G. (2011). Orientação vocacional como tema transversal: uma experiência com profissionais da educação. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 12(1), 107-117.
Albanese, L. (2016). Um modelo de orientação profissional em grupo na escola pública. In R. S. Levenfus (Org.), Orientação vocacional e de carreira em contextos clínicos e educativos (pp. 79-96). Porto Alegre: Artmed.
Fonçatti, G., Galafassi, C., Audi, D., Isquerdo, D., Uvaldo, M. C. C., Rindeika, M., & Calazans, O.  (2016). Oficina de orientação profissional: construindo estratégias de intervenção para feira de profissões. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 17(1), 103-117.
Pelletier, D., Bujold, C., & Noiseux, G. (1985). Desenvolvimento vocacional e crescimento pessoal (4a ed.). Petrópolis: Vozes.
Pereira, O. C. N. (2016). Orientação profissional e licenciatura em Psicologia: uma aproximação possível. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 17(2), 225-231.
Ribeiro, M. A, & Melo-Silva, L. L. (Orgs.). (2011). Compêndio de orientação profissional e de carreira (Vol. I e II). São Paulo: Vetor.
Ribeiro, M. A., Uvaldo, M. C. C., Fonçatti, G., Audi, D. A., Agostinho, M. L., & Malki, Y. (2015). Ser adolescente no século XXI. In R. S. Levenfus (Org.), Orientação vocacional e de carreira em contextos clínicos e educativos (pp. 13-24). Porto Alegre: Artmed.
Silva, F. F. (2011). Políticas públicas de orientação profissional: diagnóstico e perspectivas para o Brasil. M. A. Ribeiro, & L. L. Melo-Silva (Orgs.), Compêndio de orientação profissional e de carreira (Vol. 2, pp. 193-217). São Paulo: Vetor.
Souza, A. M. O., Toledo, L. C. C., Martins, A. N., & Vardi, C. H. G. R. (2004). Olhando para o futuro: orientação profissional na grade curricular. In Z. B. Vasconcellos, & I. D. Oliveira (Orgs.), Orientação vocacional: alguns aspectos teóricos, técnicos e práticos (pp. 187-197). São Paulo: Vetor.
Uvaldo, M. C. C., & Silva, F. F. (2010). Escola e escolha profissional - um olhar sobre a construção de projetos profissionais. In R. S. Levenfus, & D. H. P. Soares (Orgs.), Orientação vocacional ocupacional (2 ed., pp. 31-38). Porto Alegre: Artmed.
 

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