Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Social e do Trabalho
 
Disciplina: PST5260 - Poética do Espaço e Psicologia Social
The Poetics of Space and Social Psychology

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Analisar as formas através das quais o espaço condiciona dialeticamente a construção da identidade, subjetivando-a em uma história experienciada temporalmente. Refletir sobre o lugar e o papel da percepção, memória e imaginação na espacialização e enraizamento da identidade e, deste último, na transcendência poética que os figura.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1817872 - Sandra Maria Patricio Ribeiro
 
Programa Resumido
Parte teórica: Os conceitos de lugar, território, ambiente e paisagem; O indivíduo e o lugar - conteúdos que marcam espaço temporalmente as trajetórias particulares; A concretude da experiência humana no espaço-tempo; A Psicologia Social como uma dialética entre as teses do psicologismo e do sociologismo, do ambientalismo e do inatismo; O mundo e a subjetividade - interiorização das vivências nas situações de espaço-tempo e a construção da história; A espacialização da identidade e o enraizamento: corpo, espaço, tempo, sensorialidade, sociabilidade, pensamento e afetividade; A poética e a figuração do espaço experienciado: criatividade e transcendência. Parte Prática: Análise empírica de relações entre a percepção ambiental, a espacialização da identidade e a poética.
 
 
 
Programa
Módulo I: Vida e Mundo - Os conceitos de lugar, território, ambiente e paisagem; - Os conceitos de sujeito, pessoa e indivíduo - Mediância e trajetividade: a) Sensorialidade, percepção e memória; b) Motivação, imaginação, pensamento e afetividade; c) corpo, espaço, tempo, sociabilidade Módulo II: Psicologia Social - As cosmovisões individualistas versus coletivistas - As teses psicologistas versus sociologistas; ambientalistas versus inatistas - As teses da identidade topológica versus identidade narrativa Módulo III: A essência da poesia - A verdade das coisas e o pathos - Imaginação simbólica e figurações do mundo - Falar e Dizer: a poesia, a prosa e a retórica - História, (cons)ciência, narração, escuta e compreensão de trajetórias individuais e coletivas Módulo IV: Conclusão - A poética e a figuração do espaço-tempo experienciado
 
 
 
Avaliação
     
Método
Parte teórica: aulas expositivas, leitura de textos, seminários e discussão de grupo. Parte prática: supervisão de pesquisa orientada no campo e análise de protocolos de observação. Leituras de textos, apresentação de seminários, realização de pesquisa de campo supervisionada.
Critério
Leitura de textos, apresentação de seminários, realização de pesquisa de campo supervisionada.
Norma de Recuperação
Correção adequada de exercícios feitos no transcorrer do curso.
 
Bibliografia
     
RIBEIRO, S. M. P. (2017). O psíquico e o social: releituras e reflexões em busca de uma construção do sentido. In: Silva Jr., Nélson & Zangari, Wellington (orgs.), A psicologia social e a questão do hífen. São Paulo: Blucher, 2017 [pp. 209-226] RIBEIRO, S. M. P. (org.). Ethos humano e mundo contemporâneo: Diálogos e Estudos. São Paulo: Baracoa, 2019 TASSARA, E. T. O., RABINOVICH, E. P., GUEDES, M. C. (eds.). Psicologia e Ambiente. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2004
 

Clique para consultar os requisitos para PST5260

Clique para consultar o oferecimento para PST5260

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP