Analisar as formas através das quais o espaço condiciona dialeticamente a construção da identidade, subjetivando-a em uma história experienciada temporalmente. Refletir sobre o lugar e o papel da percepção, memória e imaginação na espacialização e enraizamento da identidade e, deste último, na transcendência poética que os figura.
Parte teórica: Os conceitos de lugar, território, ambiente e paisagem; O indivíduo e o lugar - conteúdos que marcam espaço temporalmente as trajetórias particulares; A concretude da experiência humana no espaço-tempo; A Psicologia Social como uma dialética entre as teses do psicologismo e do sociologismo, do ambientalismo e do inatismo; O mundo e a subjetividade - interiorização das vivências nas situações de espaço-tempo e a construção da história; A espacialização da identidade e o enraizamento: corpo, espaço, tempo, sensorialidade, sociabilidade, pensamento e afetividade; A poética e a figuração do espaço experienciado: criatividade e transcendência. Parte Prática: Análise empírica de relações entre a percepção ambiental, a espacialização da identidade e a poética.
Módulo I: Vida e Mundo - Os conceitos de lugar, território, ambiente e paisagem; - Os conceitos de sujeito, pessoa e indivíduo - Mediância e trajetividade: a) Sensorialidade, percepção e memória; b) Motivação, imaginação, pensamento e afetividade; c) corpo, espaço, tempo, sociabilidade Módulo II: Psicologia Social - As cosmovisões individualistas versus coletivistas - As teses psicologistas versus sociologistas; ambientalistas versus inatistas - As teses da identidade topológica versus identidade narrativa Módulo III: A essência da poesia - A verdade das coisas e o pathos - Imaginação simbólica e figurações do mundo - Falar e Dizer: a poesia, a prosa e a retórica - História, (cons)ciência, narração, escuta e compreensão de trajetórias individuais e coletivas Módulo IV: Conclusão - A poética e a figuração do espaço-tempo experienciado
RIBEIRO, S. M. P. (2017). O psíquico e o social: releituras e reflexões em busca de uma construção do sentido. In: Silva Jr., Nélson & Zangari, Wellington (orgs.), A psicologia social e a questão do hífen. São Paulo: Blucher, 2017 [pp. 209-226] RIBEIRO, S. M. P. (org.). Ethos humano e mundo contemporâneo: Diálogos e Estudos. São Paulo: Baracoa, 2019 TASSARA, E. T. O., RABINOVICH, E. P., GUEDES, M. C. (eds.). Psicologia e Ambiente. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2004