Colocar o(a) aluno(a) em contato com temas centrais de estudo e pesquisa no campo da Psicologia Social – processos de socialização, instituições, identidade, família, gênero, raça e etnia, estigma e preconceito -, levando em consideração o contexto sócio-histórico e cultural do país, no qual tais temas se estruturam, se manifestam e se articulam em tornos dos eixos das diferenças e das desigualdades. O(a) aluno(a) deve conhecer teorias e autores centrais no estudo das temáticas abordadas, bem como ter uma experiência de campo na qual sejam dinamizados os conteúdos trabalhados na disciplina.
O campo da Psicologia Social. A perspectiva crítica em Psicologia Social. Métodos de investigação qualitativa em Psicologia Social. Diferença e desigualdade. Classe social, gênero, raça e etnia. Identidade, preconceito e estigma. Processos de socialização. Família: abordagens antropológicas, históricas, sociológicas, demográficas, psicológicas e psicanalíticas. Movimentos sociais. Psicologia Social Comunitária. Atividade de campo (estágio) articulada com as temáticas trabalhadas: observação de inspiração etnográfica e elaboração de um diário de campo.
a) Investigação e Campo da Psicologia Social abordagens qualitativas, método de inspiração etnográfica, observação participante. b) Teoria Crítica da Sociedade, Contribuições da Psicanálise para a Psicologia Social, Construcionismo Social e Psicologia Social Latino-Americana. c) Socialização primária, secundária e no mundo do trabalho. d) Estigma, Preconceito e Discriminação e suas implicações na desigualdade social e) Pacto Edípico e Pacto Social f) Família: Definição e estrutura. Diversidade dos arranjos familiares. Abordagens antropológicas, sociológicas, históricas e demográficas. g) A família no campo da Psicologia: estrutura e dinâmica. A psicanálise da família. h) Trauma Psicossocial, Violência e Resistência Sociopolítica. i) Identidade e Movimentos Sociais, Psicologia Social Comunitária, Identidades na contemporaneidade. j) A construção cultural dos corpos: gêneros, sexualidades, idades, raças/etnias. k) Sexualidade numa perspectiva psicossocial, políticas públicas e de gênero l) A Psicologia Social na compreensão das relações étnico-raciais no Brasil. As concepções de raça e etnia no campo da psicologia. m) Atividade de campo (estágio) articulada com as temáticas trabalhadas: observação de inspiração etnográfica e elaboração de um diário de campo.
Berger, P.L. & Luckmann. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1983 Berquó, E. Arranjos familiares no Brasil: uma visão demográfica. Em: História da Vida Privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, v.4. Castells, M. O poder da identidade. Em A era da Informação. Rio: Ed. Paz e Terra, 1999, vol. II. Introdução e Cap 1. Clastres, P. (1986). O arco e o cesto. Em: Clastres, P. A sociedade contra o estado: pesquisas de Antropologia Política. Rio de Janeiro: Francisco Alves Goffman, E. Estigma. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1988, Cap. 1. Pré-requisito: Ter visto o filme “Madame Satã Ishikawa, T. Y.; Santos, A. O. Psicólogos orientais, estereótipos e relações étnico-raciais no Brasil. Pesquisas e práticas psicossociais, v. 13, p. 1-14, 2018 Galeão-Silva, L. G. Psicologia Social crítica na periferia do capitalismo: a elaboração do sofrimento social e a luta por reconhecimento recíproco nas periferias. Em: Silva Jr., N. e Zangari, W. (orgs.) A psicologia social e a questão do hífen [livro eletrônico]. SP: Blucher, 201 Lévi-Strauss, C. A família. Em: O olhar distanciado. Lisboa: Edições 70, 1986. Mandelbaum, B. Psicanálise da Família. BH: Editora Artesã, 2020, 3ª. Edição _____________ Sobre o Campo da Psicologia Social. Em: Psicologia USP, São Paulo, 2012, 23(1), 15-43 Martín-Baró. Poder, ideología y violencia. Madrid: Trota, Paiva, V. Cenas sexuais, roteiros de gênero e sujeito sexual. Em: Barbosa & Parker (org) Sexualidades pelo avesso. Direitos, identidades e poder. São Paulo: Editora 34, 1999. Pellegrino, H. Pacto edípico e pacto social. Em: Folha de São Paulo: Folhetim, 11 de setembro de 1983 Santos, A. O.; Schucman, L. V.; Martins, H. V. Breve histórico do pensamento psicológico brasileiro sobre relações étnico-raciais. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso), v. 32, p. 166-175, 2012 Vernant, J.P. e Vidal-Naquet P. (1981). Mito e Tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Perspectiva. – Cap. 4: Édipo sem Complexo Complementar: Motta, D. (2018). Do universal ao específico: entrelaçando gênero, raça e classe. Cadernos CEMARX, no. 11, pp 70-88. Parecer Psicossocial da Violência contra os Povos Indígenas Brasileiros: o Caso Reformatório Krenak. In Psicologia Ciência e profissão