Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Politécnica
 
Engenharia de Transportes
 
Disciplina: PTR2477 - Pavimentos
Pavement Engineering

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Fornecer aos alunos conceitos fundamentais sobre a pavimentação, englobando a movimentação de terra para os cortes e compactação dos aterros, os materiais utilizados nas estruturas de pavimentos e de vias permanentes; projeto de dimensionamento de pavimentos e vias permanentes; técnicas construtivas e controle tecnológico.
 
Docente(s) Responsável(eis)
58933 - Jose Tadeu Balbo
90266 - Liedi Légi Bariani Bernucci
78518 - Telmo Giolito Porto
 
Programa Resumido
Panorama de redes viárias, ferroviárias e aeroportuária brasileiras; terminologia e classificação de pavimentos e vias permanentes; movimentação de terra: tipos de equipamentos, seleção e produção dos serviços; materiais para pavimentos e vias permanentes: tipos de materiais; propriedades físicas, mecânicas e hidráulicas, mecanismos de ruptura dos pavimentos e vias permanentes; estudo de tráfego e tipos de veículos circulantes nas vias; projeto de dimensionamento de pavimentos viários, de pistas de pouso e táxi em aeroportos e de terminais aeroportuários e portuários, pisos industriais e análise mecanicista de estruturas de pavimentos; dimensionamento da superestrutura ferroviária (lastros, dormentes, trilhos); técnicas executivas de pavimentos e superestrutura ferroviárias.
 
Programa
Elementos de infra-estrutura dos sistemas viários brasileiros: rodovias, ferrovias e aeroportos. Terminologia e nomenclatura de pavimentos asfálticos, de concreto e de vias permanentes. Terraplenagem: classificação dos materiais, equipamentos; produção de serviços. Solos em pavimentação em regiões tropicais: exploração, compactação; propriedades hidráulicas e mecânicas. Materiais granulares para camadas de pavimentos e lastros ferroviários. Materiais asfálticos e misturas asfálticas para revestimentos e bases. Concretos para pavimentação.Dimensionamento de pavimentos: veículos e sistematização do tráfego circulante. Pavimentos rodoviários, urbanos, aeroportuários e industriais, rígidos e flexíveis. Elementos da superestrutura ferroviária. Análise mecanicista de pavimentos.
 
Avaliação
     
Método
Avaliação por meio de provas e exercícios programados, aulas teóricas, exercícios em sala de aula e aulas práticas em laboratório.
Critério
A = P
Onde: P = média das provas
Aprovação se A >= 5


Norma de Recuperação
Na 1ª semana letiva ou na semana anterior do semestre subseqüente
A = (M+R)/2
Onde:
M = média final do semestre
R = nota da prova de recuperação
 
Bibliografia
     
Balbo, J.T. Pavimentos de Concreto. Oficina de Textos, São Paulo, 2009.
Balbo, J. T. Pavimentação Asfáltica: Materiais, projeto e restauração. Oficina de Textos, São Paulo, 2007.
Balbo, J.T. Materiais de Construção Civil e Princípios de Ciência e Engenharia de Materiais - Cap. 42 Concretos Asfálticos. Instituto Brasileiro do Concreto, São Paulo, 2007.
Balbo, J. T. Concreto: Ensino, Pesquisas e Realizações. Cap. 42: Pisos industriais e pavimentos de concreto. Instituto Brasileiro do Concreto, São Paulo, 2005.
Balbo, J. T. Pavimentos Asfálticos: Patologias e Manutenção, Ed. Plêiade, São Paulo, 1997.
Bernucci, L.L.; Motta, L.M.G.; Ceratti, J.P.; Soares, J. B. Pavimentação asfáltica. Formação básica para engenheiros. PETROBRÁS, ABEDA, 2007.
Bernucci, L. B. Pavimentação I – Notas de Aulas (apostila impressa), São Paulo, 2002.
Nogami, J. S.; Vilibor, D. F. Pavimentação de baixo custo com solos lateríticos. São Paulo, 1995.
Olivero-Rives, F.; Lopez-Pita, A.; Mejia-Puente, M. Tratado de Ferrocarriles I – Via. Editoral Rueda, Madrid, 1977.
Prefeitura do Município de São Paulo. DimPav – Planilha para Dimensionamento de Pavimentos segundo as Normas da SIURB v.1.0. Secretaria de Infra-Estrutura Urbana, São Paulo, 2004.
www.ptr.poli.usp.br/lmp/softdown.htm
Ricardo, H. S.; Catalani, G. Manual prático de escavação. 2ª Edição, Editora PINI, São Paulo, 1990.3
 

Clique para consultar os requisitos para PTR2477

Clique para consultar o oferecimento para PTR2477

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP