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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Transportes
 
Disciplina: PTR3022 - Ferrovias: Teoria e Prática
Railways: Theory and Practice

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Oferecer aos alunos oportunidades de observar na prática e discutir criticamente a Engenharia Ferroviária aplicada no Brasil, assim como o Estado da Arte internacional. As visitas, sempre a instalações e profissionais referenciados, permitirá confirmar a aplicação, em maior ou menor grau, dos conhecimentos teóricos. Permitir compreensão da Ferrovia como um conhecimento interdisciplinar e como um Sistema, definido por vinculações tecnológicas.
 
Offer to the students the opportunity to observe the practice and critically discuss the Railway Engineering applied to Brazil, and international State of the Art. The visits, which will always be to installations and renwowed professionals, will allow the application, in major or lesser degree, of the theorical knowledge. It will allow the understanding of the Railway as an interdisciplinary matter and a System, defined by technological links.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
78518 - Telmo Giolito Porto
 
Programa Resumido
Disciplina teórico-prática em Engenharia Ferroviaria, visando oferecer aos participantes conhecimentos conceituais e observação de suas aplicações, especialmente em Operação, manutenção e tecnologia ferroviárias, com ênfase em seus aspectos sistêmicos.
 
Theory and practice discipline in Railway Engineering, aiming to offer to the participants conceitual knowlege and observation of its applications, specially in Operation, maintenance and railway technology, emphasizing the sistemic aspects.
 
 
Programa
O curso prevê 15 aulas, sendo 7 visitas acompanhadas pelo docente e 8 aulas em classe. As aulas, inicial e final do curso e intercaladas com as visitas, terão como conteúdo a antevisão do que será visto na próxima visita e discussão do observado na visita anterior. Especialistas acadêmicos ou não poderão ser convidados pelo docente para participar das aulas. As visitas ocorrerão sempre na cidade de SP, em local com acesso por transporte público, com encontro no local, e em horário inicial ou final da grade horária das demais disciplinas.Os temas poderão receber inclusões ou exclusões, em função do interesse dos alunos. Possíveis temas e visitas são(elencados10  temas para 7 visitas, o que pode ensejar a substituição de aula em classe):
-CCO  -Centro de Controle Operacional da CPTM-Cia Paulista de Trens Metropolitanos
- Oficina de manutenção de trens da CPTM
- Estação Brás-Roosevelt da CPTM
- Práticas da manutenção de via e sistemas da CPTM
- Metro de São Paulo: a definir, entre setor de desenvolvimento de tecnologia, setor de modelagem da operação e Diretoria de Engenharia.
- Linha 9 da CPTM: implantação de Sinalização e Telecom.
- Projetista e consultora privada sobre Coordenação de projetos ferroviários.
- Projetista e consultora privada sobre aplicativos para projeto de traçado e locação de AMVs e curvas de transição.
- RUMO Logística: pátio da Lapa
- Diretoria de Administração e Finanças da CPTM sobre sistemática a definição e aplicação de orçamentos públicos no setor.
Além da presença e participação nas visitas, a avaliação será baseada em monografia (mínimo de 10 e máximos de 30 páginas) final e individual, relatando as visitas ou tema observado nas visitas.

 
The course is comprised of 15 classes, being 7 visits guided by the teacher, and 8 in-house classes. The first and last classes, intercalated by visits, will include an introduction to what will be seen in the next visit, and the discussion of what has been observed in the previous visit. Academic specialists or other individuals may be invited by the teacher to be part of the classes. The visits shall always occur in the city of São Paulo, with public transportation and meeting in the location, scheduled to be held during class (including other classes) hours. There may be inclusions or exclusions in the matters due to interest of the students. Possible visits might be (including 10 subjects for 7 visits, which may include the substitution of an in-house class): - CCO - CPTM (Cia Paulista de Trens Metropolitanos ) Center of Operationa Control. - Maintenance center of the trains of CPTM - Bras-Roosevelt Railwat Station of CPTM - Maintenance of railways and systems of CPTM - São Paulo Subway: TBD, between technology development sector, operation sector and Engineering Board Railway 9 of CPTM: installation of signs and Telecom - Designer and private Consulting about coordination of railway projects - Designer and private consulting on applications for designing and leasing of AMVs and transition curves. - RUMO Logistica: Lapa garage Financial Administration Board of CPTM about the definition and application of public budget to the sector In addition to the presence and participation in the visits, the evaluation will be based on a paper (minimum of 10 and maximum of 30 pages) final and individual, reporting the visits or subject observed in the visits.
 
 
Avaliação
     
Método
• Monografia final, individual, mínimo de 10 e máximo de 30 páginas, sobre aprendizados nas visitas ou tópico específico. • Participação nas visitas (presença e interação)
Critério
Cálculo da Nota Final NF = M+P Onde : NF = nota final (média do curso) M = nota da monografia P = bonus de participação, até 2,0 OBS: O controle de frequência será realizado através de chamada nominal ou de passagem de lista para assinatura.
Norma de Recuperação
Entrega da monografia dentro do período estabelecido pela universidade e/ou unidade. Cálculo da Média Final (aluno que ficou em recuperação): MF = M Onde: MF = Média Final (após a recuperação); NP = Nota da monografia
 
Bibliografia
     
•	AREMA. Manual for Railway Engineering. Lanham: American Railway Engineering and Maintenance of Way Association – AREMA, 2009.
•	DE VILLEGAS, J. M. G. D. e BUGARIN, M. R. Desvios Ferroviários. Ingenieria Cantabra, 1995, 447p.
•	ESVELD, C. Modern Railway Track, 2nd Edition, Delft University of Technology, MRT-Productions, 2001, 654p.
•	FASTENRATH, F. Railraod Track: Theory and Practice. Frederick Ungar, 1981, 457p.
•	LICHTBERGER, Bernhard – Manual de vía, Infraestructura, superestructura, conservación, ren, tabilidad, 1ª ediciós, Eurailpress, 2007.
•	MAYNAR, M. M.; FERNÁNDEZ, F. G. Ferrocarriles metropolitanos: Tranvías, metros ligeros y metros convencionales, tercera edición, Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos, 2008.
•	PORTO, T. G. Do planejamento a implantação de projetos de modernização ferroviária, um processo condicionado pelo fator técnico-especializado. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, 1992, 115p.
•	REVUE GÉNÉRALE DES CHEMINS DE FER. Disponível em: .
•	RIVES, F. O.; PITA, A. L.; MEGÍA, M. J. Tratado de Ferrocarriles. Rueda, D. L., Volume I e II, 1977.
 

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