Discutir as questões relacionadas com a interação entre Engenharia de Tráfego e Uso do Solo. Conceituar e discutir as atribuições e a legislação sobre Pólos Geradores de Tráfego, particularmente no Brasil. Apresentar e aplicar a metodologia de análise de Pólos Geradores de Tráfego baseados no método do U.S.ITE e comparar resultados obtidos com diversos modelos nacionais. Apresentar os métodos de coleta de dados em campo. Apresentar e aplicar métodos alternativos de análise baseados em modelos simplificados de planejamento (QRS-Quick Response Systems). Discutir aspectos específicos da aplicação na análise de Pólos Geradores de Tráfego. Analisar criticamente os limites das políticas usuais e necessidades de evolução.
Teoria: Discussão geral sobre a análise de Pólos Geradores de Tráfego-PGTS. Apresentação da análise baseada nos métodos do U.S.ITE (incluindo fontes de dados para o Brasil e métodos de coleta de dados locais) e em métodos baseados em modelos simplificados de planejamento (QRS-Quick Response Systems). Discussão sobre efeitos externos do tráfego e apresentação de métodos de análise para estimar o ruído gerado pelo tráfego. Prática: Desenvolvimento de um caso prático de análise de PGT na cidade de São Paulo.
Teoria: - discussões de aspectos conceituais e legais sobre a Análise de Pólos Geradores de Tráfego (PGTs); - apresentação dos métodos de análise para previsão da demanda de viagens (motorizadas e não motorizadas) e estacionamento baseados no método do U.S.ITE; métodos de coleta de dados e fontes de dados no Brasil; - apresentação dos métodos alternativos de análise baseados em modelos simplificados de planejamento (QRS-Quick Response Systems); peculiaridades da aplicação na análise de PGTs; - discussão dos efeitos externos do tráfego; exemplo: apresentação dos métodos de análise da geração de ruídos; - analisar criticamente as limitações das políticas atuais e da necessidade de evolução. Prática (Trabalhos T0 a T5). - caso prático de análise de PGT no contexto da cidade de São Paulo: estudo da legislação local, análise com base no método do U.S.ITE (comparação dos resultados obtidos com fontes alternativas) e análise de intervenções; discussão da análise com modelos simplificados de planejamento e análise de efeitos externos para ruído.
• “Código de Trânsito Brasileiro”, 2007, Texto Legal e Atualizações (disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9503.htm) / “Brazilian Traffic Code”, 2007, Legal Text and updates. • Notas e Slides de Aula sobre Análise de Impactos (disponíveis em www.poli.usp.br/d/ptr2377) / Class Notes and Slides on Traffic Impact Assessment. • Diversas edições do “Trip Generation” e “Parking Generation” do ITE, EUA / Several editions of the “Trip Generation” and the “Parking Generation” of the ITE-Institute of Traffic Engineers, USA. • Portugal, L.S.; ed. - “Polos Geradores de Viagens Orientados a Qualidade de Vida e Ambiental”, FAPERJ/CNPq, Editora Interciência, 2012 / “Major Travel Generators Oriented to Life and Environmental Quality”, FAPERJ/CNPq, Interciência Publisher, 2012. • Sinha, K.C.; Labi, S. – “Transportation Decision Making”, Wiley, 2007 / Sinha, K.C.; Labi, S. – “Transportation Decision Making”, Wiley, 2007. • Complementar: manuais técnicos diversos do DENATRAN, DER-SP, CET-Sp e ABNT / Supplementary: several technical manuals from brazilian road authorities (DENATRAN, DER-SP, CET-Sp and ABNT).