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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Transportes
 
Disciplina: PTR3032 - Análise de Polos Geradores de Tráfego
Traffic Impact Assessment of Developments

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Discutir as questões relacionadas com a interação entre Engenharia de Tráfego e Uso do Solo.
Conceituar e discutir as atribuições e a legislação sobre Pólos Geradores de Tráfego, particularmente no Brasil.
Apresentar e aplicar a metodologia de análise de Pólos Geradores de Tráfego baseados no método do U.S.ITE e comparar resultados obtidos com diversos modelos nacionais.  Apresentar os métodos de coleta de dados em campo.
Apresentar e aplicar métodos alternativos de análise baseados em modelos simplificados de planejamento (QRS-Quick Response Systems).  Discutir aspectos específicos da aplicação na análise de Pólos Geradores de Tráfego.
Analisar criticamente os limites das políticas usuais e necessidades de evolução.
 
Discuss questions related to the interaction of LandUuse and Traffic Engineering. Define and discuss the responsabilities and legislation about the Traffic Impact Assessment of Developments, particularly in Brazil. Present and apply methodology for the analysis for Traffic Impact Assessment of Developments based on the U.S.ITE method and compare its results to those obtained with several national models. Present the field data collection methods. Present and apply alternative analysist methods based on simplified planning models (QRS-Quick Response Systems). Discuss specific problems of the application to the Traffic Impact Assessment of developments. Critically consider the limitations of conventional policies and their improvement needs.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
65733 - Hugo Pietrantonio
 
Programa Resumido
Teoria: Discussão geral sobre a análise de Pólos Geradores de Tráfego-PGTS. Apresentação da análise baseada nos métodos do U.S.ITE (incluindo fontes de dados para o Brasil e métodos de coleta de dados locais) e em métodos baseados em modelos simplificados de planejamento (QRS-Quick Response Systems). Discussão sobre efeitos externos do tráfego e apresentação de métodos de análise para estimar o ruído gerado pelo tráfego.  Prática: Desenvolvimento de um caso prático de análise de PGT na cidade de São Paulo.
 
Theory: General discussion of the analysis of the Traffic Impact Assessment of developments. Presentation of the analysis based on the U.S.ITE methods (including sources of data for Brazil and local data collection methods) and based on simplified planning models (QRS-Quick Response Systems). Discussion of external effects of traffic and presentation of analysis methods for the estimation of traffic noise generation. Practice: Development of a practical exercise of TIA for development in the city of São Paulo, Brazil.
 
 
Programa
Teoria: 
- discussões de aspectos conceituais e legais sobre a Análise de Pólos Geradores de Tráfego (PGTs);
- apresentação dos métodos de análise para previsão da demanda de viagens (motorizadas e não motorizadas) e estacionamento baseados no método do U.S.ITE; métodos de coleta de dados e fontes de dados no Brasil;
- apresentação dos métodos alternativos de análise baseados em modelos simplificados de planejamento (QRS-Quick Response Systems); peculiaridades da aplicação na análise de PGTs;
- discussão dos efeitos externos do tráfego; exemplo: apresentação dos métodos de análise da geração de ruídos;
- analisar criticamente as limitações das políticas atuais e da necessidade de evolução.
Prática (Trabalhos T0 a T5). 
- caso prático de análise de PGT no contexto da cidade de São Paulo: estudo da legislação local, análise com base no método do U.S.ITE (comparação dos resultados obtidos com fontes alternativas) e análise de intervenções; discussão da análise com modelos simplificados de planejamento e análise de efeitos externos para ruído.
 
Theory: - discussion of conceptual and legal problems related to the Traffic Impact Assessment-TIA for developments; - presentation of analysis methods for the estimation of trip generation (motorized and non-motorized) and parking generation based on the U.S.ITE method; data collection methods and source of data for Brazil; - presentation of alternative analysis methods based on simplified planning models (QRS-Quick Response Systems); details of the application to TIA for developments; - discussion of external effects of traffic; example: presentation of analysis methods for noise generation. - critical evaluation of the limitations of current policies and the improvement needs. Practice: - practical exercise of TIA for developments in the context of the city of São Paulo, Brazil: study of local legislation, analysis based on the U.S.ITE method (comparison of results to those obtained with alternative data) and analysis of interventions; discussion of analysis with simplified planning models and of the analysis of external effects for traffic noise.
 
 
Avaliação
     
Método
• Provas-Teste: 2 provas (1 e meia hora; 6,0 pontos cada) após as datas de entrega dos trabalhos T1 e T2. • Participação, trabalhos e apresentações: Bônus (até 1,0 ponto) para o conjunto dos trabalhos e sua apresentações.
Critério
Cálculo da Nota Final: NF = (somaNP + PA) Onde: NF = nota final (média do curso); NP = notas das provas teste; PA = bônus pelos trabalhos e apresentações. OBS: O controle de frequência será realizado através de chamada nominal ou de passagem de lista para assinatura.
Norma de Recuperação
1(uma) prova a ser realizada dentro do período estabelecido pela universidade e/ou unidade. Cálculo da Média Final (aluno que ficou em recuperação): MF = (sum NP + NA) Onde: MF = Média Final (após a recuperação); NP = Nota da recuperação por tópico (1=suficiente) NA = Bônus (até 1,0 ponto) de Desempenho Especial.
 
Bibliografia
     
•	“Código de Trânsito Brasileiro”, 2007, Texto Legal e Atualizações (disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9503.htm) / “Brazilian Traffic Code”, 2007, Legal Text and updates. 
•	Notas e Slides de Aula sobre Análise de Impactos (disponíveis em www.poli.usp.br/d/ptr2377) / Class Notes and Slides on Traffic Impact Assessment.
•	Diversas edições do “Trip Generation” e “Parking Generation” do ITE, EUA / Several editions of the “Trip Generation” and the “Parking Generation” of the ITE-Institute of Traffic Engineers, USA.
•	Portugal, L.S.; ed. - “Polos Geradores de Viagens Orientados a Qualidade de Vida e Ambiental”, FAPERJ/CNPq, Editora Interciência, 2012 / “Major Travel Generators Oriented to Life and Environmental Quality”, FAPERJ/CNPq, Interciência Publisher, 2012.
•	Sinha, K.C.; Labi, S. – “Transportation Decision Making”, Wiley, 2007 / Sinha, K.C.; Labi, S. – “Transportation Decision Making”, Wiley, 2007.
•	Complementar: manuais técnicos diversos do DENATRAN, DER-SP, CET-Sp e ABNT / Supplementary: several technical manuals from brazilian road authorities (DENATRAN, DER-SP, CET-Sp and ABNT).
 

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