Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química
 
Bioquímica
 
Disciplina: QBQ1453 - Bioquímica Experimental
Experimental Biochemistry

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Ampliar o conhecimento em Bioquímica. Transmitir aos alunos os fundamentos teóricos de técnicas amplamente utilizadas na Bioquímica que exploram as propriedades físicas, químicas e funcionais dos carboidratos, lipídeos, aminoácidos e proteínas. Apresentar e trabalhar problemas experimentais relacionados a elas. Desenvolver a capacidade de planejar experimentos, selecionar técnicas e procedimentos para realizá-los, tratar e analisar criticamente os resultados obtidos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2189248 - Nadja Cristhina de Souza Pinto
 
Programa Resumido
Preparação de material biológico. Detecção, quantificação, separação, identificação e determinação de função de biomoléculas. Resolução de problemas experimentais relacionados a elas. Tratamento e interpretação de dados experimentais.
 
 
 
Programa
Preparação de lisado celular. Fundamentos da detecção, dosagem, separação e identificação de aminoácidos, proteínas, carboidratos e lipídeos que empregam colorimetria, espectroscopia, cromatografia, eletroforese, diálise e ensaios de atividade enzimática. Princípios e elaboração de curvas-padrão. Determinação de concentração de atividade enzimática e de atividade específica. Determinação de parâmetros cinéticos de reações enzimáticas. Cálculos de recuperação e enriquecimento de atividade na purificação de enzimas. Determinação de estrutura primária de peptídeos e proteínas (enzimas). OBSERVAÇÃO: Para cursar a disciplina de forma satisfatória é necessário que o aluno tenha conhecimento básico sobre Estrutura e Propriedades de Biomoléculas e Metabolismo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e grupos de discussão para o planejamento de experimentos e a resolução de exercícios. Aulas práticas para execução de experimentos, cujos resultados são apresentados e discutidos com o professor. Grupos de discussão para tratamento e análise crítica de dados experimentais.
Critério
Participação nas diferentes atividades propostas nas aulas. Provas escritas individuais. Aprovação por nota igual ou superior a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Nota da 2ª Avaliação = Nota da 1ª Avaliação + 2 x (Nota da prova de recuperação) dividido por 3.
 
Bibliografia
     
Princípios de Bioquímica. Lehninger, A.; Nelson, D.L e Cox, M.M. Fundamentos de Bioquímica. Voet, D. e Voet, J. Bioquímica. Campbell, M.K. Bioquímica. Stryer, L.
 

Clique para consultar os requisitos para QBQ1453

Clique para consultar o oferecimento para QBQ1453

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP