Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química
 
Bioquímica
 
Disciplina: QBQ2501 - Bioquímica Experimental Avançada
Advanced Experimental Biochemistry

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Integrar conhecimentos em Química e Bioquímica. Desenvolver a capacidade de planejar experimentos, selecionando as técnicas e procedimentos apropriados, de tratar e analisar criticamente os resultados obtidos. Adquirir conhecimento de técnicas avançadas de investigação em bioquímica para a solução de problemas experimentais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2189248 - Nadja Cristhina de Souza Pinto
 
Programa Resumido
Planejamento e execução de experimentos a partir de um problema ou pergunta a serem respondidos pelo aluno. O aluno utilizará de técnicas experimentais em Bioquímica com o intuito de ampliar seu conhecimento nestas técnicas, mas sobretudo, realçar sua capacidade de responder perguntas utilizando a experimentação em bioquímica.
 
 
 
Programa
Formulação da pergunta/problema a serem resolvidos, seguida do planejamento experimental: relacionar conceitos teóricos e práticos em Bioquímica para planejar o protocolo experimental. Execução, análise, discussão e conclusões do(s) experimentos(s) realizado(s). O(s) problema(s) a ser(em) resolvido(s) requerem o emprego de mais de uma técnica experimental e, assim, o aluno necessitará de conhecimentos prévios de Química e Bioquímica e será exposto a uma série de técnicas experimentais, nas quais terá oportunidade de se aprofundar. Sobretudo, essa disciplina visa o pensamento criativo e crítico do aluno para a solução de perguntas de origem bioquímica que possam ser respondidas através da realização de experimentos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas experimentais e grupos de discussão para o planejamento de experimentos. Grupos de discussão para tratamento de dados experimentais.
Critério
Provas escritas, solicitando interpretação e análise de resultados experimentais, e/ou planejamento de protocolos para resolver problemas propostos. Confecção de relatórios referentes às aulas práticas. Aprovação por nota igual ou superior a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Face a natureza, desenvolvimento e objetivo da mesma, não há possibilidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
Princípios de Bioquímica. Lehninger, A.; Nelson, D.L e Cox, M.M. Bioquímica. Voet, D. e Voet, J. Fundamentos de Bioquímica. Voet, D. e Voet, J. Principles and techniques in Biochemistry and Molecular Biology, Wilson K. & Walker J. Purificação de Produtos Biotecnológicos, Pessoa Jr. A. & Kilikian B.V. Artigos sugeridos para leitura pelos professores responsáveis.
 

Clique para consultar os requisitos para QBQ2501

Clique para consultar o oferecimento para QBQ2501

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP