Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química
 
Bioquímica
 
Disciplina: QBQ2508 - Transporte e Sinalização Celular
Cell Signalling and Transport

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre mecanismos de transporte de moléculas através de membranas, de comunicação entre as células e de transmissão de sinais extra e intracelulares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2189248 - Nadja Cristhina de Souza Pinto
 
Programa Resumido
Tipos de Transporte através de Membranas. Canais e Bombas de Membranas. Mecanismos de percepção e propagação de sinais biológicos. Vias de transmissão de sinais extra e intra-celulares.
 
 
 
Programa
Tipos de Transporte através de Membranas. Transporte ativo. Co-transporte. Difusão passiva e facilitada. Transportador de glicose. Transporte de água. Aquaporinas.Canais e Bombas de Membranas. ATPases. Canais iônicos. Potencial de membrana. Resistência múltipla a drogas.Mecanismos de percepção e propagação de sinais biológicos. Tipos de sinais biológicos reconhecidos por células eucarióticas e procarióticas. Receptores de membrana. Receptores nucleares. Proteínas ligantes de GTP. Fosfolipases. Fosforilação reversível de proteínas. Quínases e Fosfatases. Mensageiros secundários: Cálcio, AMP cíclico, GMP cíclico, óxido nítrico, fosfolipídios de inositol e diacilglicerol. Domínios de interação entre proteínas.Vias de transmissão de sinais extra e intra-celulares. Principais módulos de sinalização celular. Sistema de dois componentes:sensor e regulador da resposta.Via da MAP quinase. Via JAK-STAT. Vias de ativação do oncogene Ras e de fatores de transcrição. Vias de transmissão de sinais no crescimento, na diferenciação celular e nos sistemas sensoriais. Bloqueadores de vias de transmissão de sinais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas.
Critério
Provas Escritas e Monografia.
Norma de Recuperação
Nota da 2ª Avaliação = Nota da 1ª Avaliação + 2 x (Nota da prova de recuperação) dividido por 3.
 
Bibliografia
     
Biologia Celular e Molecular. Harvey Lodish, Arnold Berk, Paulo Matsuidara et al. Bioquímica. Donald Voet, Judith G. Voet. Bioquímica. Jeremy Berg, John L. Tymoczko e Lubert Stryer. Lehninger Princípios de Bioquímica. David L. Nelson e Michael M. Cox.
 

Clique para consultar os requisitos para QBQ2508

Clique para consultar o oferecimento para QBQ2508

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP