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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química
 
Química Fundamental
 
Disciplina: QFL1212 - Química Analítica II
Analytical Chemistry II

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 210 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Apresentar os conceitos teóricos e práticos associados à aplicação de métodos volumétricos clássicos (ácido/base, precipitação, complexação e redox) e instrumentais (potenciometria, condutometria,
voltametria, amperometria, biamperometria e coulometria) em Química Analítica. Comparar as vantagens e desvantagens desses métodos para que, diante de um problema analítico, os alunos tenham subsídios para fazer opções em função das características da amostra. Promover a interação com a sociedade por meio de resolução de problemas para grupos sociais específicos, usando métodos químicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
82573 - Silvia Helena Pires Serrano
 
Programa Resumido
1. Volumetria ácido/base, precipitação, complexação e redox, construção de curvas de titulação e teoria de indicadores. 
2. Fundamentos dos métodos eletroanalíticos (potenciometria, condutometria, Programavoltametria, amperometria, biamperometria e coulometria).
 
 
 
Programa
1. Algarismos significativos, exatidão, precisão, erros e desvio padrão
2. Padrões primários, padronização de soluções e aferição de material volumétrico
3. Volumetria ácido/base, curvas de titulação e critérios para a escolha de indicadores
4. Volumetria de precipitação e curvas de titulação 
5. Volumetria de complexação
6. Volumetria redox
7. Fundamentos dos métodos eletroanalíticos: potenciometria, condutometria, voltametria, amperometria, biamperometria e coulometria
8. Comparação das técnicas eletroanalíticas

OBSERVAÇÃO: Para cursar a disciplina de forma satisfatória é necessário que o aluno tenha conhecimento básico dos conteúdos abordados nas disciplinas QFL1103 - Química Geral II e QFL2103 – Laboratório de Química Geral II.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliações escritas, aulas de laboratório e desempenho na resolução de problemas sociais.
Critério
Desempenho nas provas, relatórios, exercícios, além da qualidade da participação nas aulas, domínio das técnicas e cuidados a serem tomados no laboratório químico. Os estudantes participarão de projetos de extensão em que, a partir dos métodos e técnicas ensinados no curso, irão propor a resolução de problemas de cunho social, ambiental ou outro, que serão divulgados para o público em geral por meio virtual ou presencial.
Norma de Recuperação
Nota da 2ª Avaliação = Nota da 1ª Avaliação + 2 x (Nota da prova de recuperação) dividido por 3.
 
Bibliografia
     
1. Skoog, Douglas A.; Holler,F. James; West,Donald M. -  Fundamentos de Química Analítica - 9ª Ed., Cengage Learning, 2014.
2. D.A. Skoog, D.M. West, F.J. Holler, Fundamentals of Analytical Chemistry, Saunders, 7a ed., 1996.
3. Harris, Daniel C.; Análise Química Quantitativa - 9ª Ed. 2017, LTC, RJ.
4. D.C. Harris, Quantitative Chemical Analysys, W. H. Freeman and Company, 7a ed., 2007.
5. A.I. Vogel, A Textbook of Quantitative Inorganic Analysis, Longmans, 3a ed., 1960. Há tradução espanhola em dois volumes da 2a edição. Há tradução, para o português, da 4a edição.
6. I.M. Kolthoff, E.B. Sandell, Textbook of Quantitative Inorganic Analysis, MacMillan, 4a ed., 1969.
7. O.A. Ohlweiler, Química Analítica Quantitativa, Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 3a ed., 1982 (2 volumes).
8. W.B. Guenther, Química Quantitativa: Medições e Equilíbrios, Editora E. Blücher e Editora da Universidade de São Paulo, 1972.
9. N. Baccan, J.C. de Andrade, O.E. S. Godinho, J.S. Barone, Química Analítica Quantitativa elementar, Edgard Blucher, 3a ed., 2001.

Artigos e outros textos podem ser indicados durante o curso
 

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