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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química
 
Química Fundamental
 
Disciplina: QFL1313 - Química Analítica III
Analytical Chemistry III

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 210 h
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Apresentar os fundamentos teóricos e experimentais dos principais métodos espectroscópicos e de separação (cromatografia e eletroforese capilar), visando dar ao aluno os conhecimentos básicos que lhe permitirão escolher e utilizar a metodologia mais adequada à solução dos problemas analíticos. Promover a interação com a sociedade por meio de resolução de problemas para grupos sociais específicos, usando métodos químicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
82573 - Silvia Helena Pires Serrano
 
Programa Resumido
Tratamento de Amostras. Espectrofotometria, Fluorimetria, Fotometria de chama, Espectrofotometria de Absorção Atômica, introdução a técnicas de raios X, Cromatografia gasosa e líquida, Eletroforese Capilar e Automação em Química Analítica - Análise por injeção em fluxo.
 
 
 
Programa
1. Classificação dos Métodos de Análise;
2. Preparo de Amostras. 
3. Princípios e Aplicações envolvendo emissão e absorção de radiação UV-VIS: fotometria e Espectrofotometria molecular, Fluorimetria e espectrofluorimetria, Fotometria e espectrosfotometria de emissão atômica e espectrometria de absorção atômica
4. Princípios e Aplicações de raios X: Fluorescência de raios-X
5. Princípios e Aplicações das Técnicas de separação: Cromatografia Gasosa e Líquida e Eletroforese Capilar.
6. Automação analítica: Análise por injeção em fluxo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliações escritas, aulas de laboratório e desempenho na resolução de problemas sociais.
Critério
Desempenho nas provas, relatórios, exercícios, além da qualidade da participação nas aulas, domínio das técnicas e cuidados a serem tomados no laboratório químico. Os estudantes participarão de projetos de extensão em que, a partir dos métodos e técnicas ensinados no curso, irão propor a resolução de problemas de cunho social, ambiental ou outro, que serão divulgados para o público em geral por meio virtual ou presencial.
Norma de Recuperação
Nota da 2ª Avaliação = Nota da 1ª Avaliação + 2 x (Nota da prova de recuperação) dividido por 3.
 
Bibliografia
     
1. J. Mendham, R. C. Denney, J. D. Barnes, M. J. K. Thomas, LTC, 6ª.ed. Análise química quantitativa, 2002.
2. A. I. VOGEL - Análise Inorgânica Quantitativa, Guanabara Dois, 4ª ed., Rio de Janeiro.
3. Skoog, Douglas A.; Holler,F. James; West,Donald M. -  Fundamentos de Química Analítica - 9ª Ed., Cengage Learning, 2014.
4. Skoog, D.A.; West, D.M.; Holler F.J.; Crouch, S.R., Fundamentos de Química Analítica, Tradução da 8a edição Norte-Americana, Thomson Learning, São Paulo, 2006. 
5. Skoog, D.A.; Holler, F.J.; Nieman, T.A., Princípios de Análise Instrumental, 5a edição, Bookman, Porto Alegre, 2002. 
6. Harris, Daniel C.; Análise Química Quantitativa - 9ª Ed. 2017, LTC Editora, RJ.
7. Collins, C.H.; Braga, G.L.; Bonato, P.S., Fundamentos de Cromatográficos, Editora da Unicamp, 2006.
8. Radler, Francisco. Silva, Denise - Cromatografia: Princípios Básicos e Técnicas Afins, 1ª. Edição, 2003, Interciência.

Artigos e outros textos podem ser indicados durante o curso.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Estudantes de Ensino Médio e Fundamental, sociedade em geral.
Objetivos da atividade
Promover a interação com a sociedade por meio de resolução de problemas para grupos sociais específicos, usando métodos químicos.
Descrição da atividade
Os estudantes participarão de projetos de extensão em que, a partir dos métodos e técnicas ensinados no curso, irão propor a resolução de problemas de cunho social, ambiental ou outro, que serão divulgados para o público em geral por meio virtual ou presencial.
Indicadores de avaliação da atividade
Visualizações, "likes" em redes sociais, comentários e questionários a serem respondidos pelo público em eventos presenciais.

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