Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química
 
Química Fundamental
 
Disciplina: QFL1554 - A (Bio)Química das Cores
The (Bio)chemistry of colors

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 240 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Relacionar aspectos moleculares com a ocorrência e percepção de cor.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2990698 - Erick Leite Bastos
 
Programa Resumido
1. Luz e cor. Física da luz e da cor. Fundamentos de ótica linear e não linear. Percepção e cognição da cor. 
Mecanismo de reconhecimento visual das cores. Aspectos históricos e filosóficos das cores.
2. Colorantes* orgânicos e inorgânicos clássicos. Interação da luz com a matéria: as causas da cor. Principais classes de compostos coloridos. Cromóforos e grupos auxocrômicos. Colorimetria. Corantes e pigmentos. Correlação estrutura-cor: medidas espectroscópicas, métodos empíricos e cálculos computacionais. Solubilidade. Estabilidade. Toxicidade. Síntese de algumas classes de compostos orgânicos e inorgânicos coloridos.
3. Produtos naturais coloridos. Aspectos gerais da biossíntese das cores de animais, plantas e fungos. Propriedades físico-químicas. Métodos para estabilização.
4. Mudança de cor estimulada. Fotocromismo, termocromismo, ionocromismo, eletrocromismo, solvatocromismo, mecanocromismo, promovida por agregação, promovida por acoplamento plasmônico.
5. Absorção de energia seguida por emissão de luz visível. Fotoluminescência de compostos inorgânicos, 
fluorescência, nanopartículas luminescentes, absorção multifotônica, quimiluminescência, bioluminescência, eletroluminescência, triboluminescência, piroluminescência.
6. Aplicação de colorantes. Cosméticos, alimentos e bebidas, tecidos, plásticos, tintas, aplicações clínicas, 
materiais crômicos, conversão de energia. 
* Colorantes no contexto desta ementa engloba corantes e pigmentos.
 
 
 
Programa
1. Luz e cor. Física da luz e da cor. Fundamentos de ótica linear e não linear. Percepção e cognição da cor. 
Mecanismo de reconhecimento visual das cores. Aspectos históricos e filosóficos das cores.
2. Colorantes* orgânicos e inorgânicos clássicos. Interação da luz com a matéria: as causas da cor. Principais classes de compostos coloridos. Cromóforos e grupos auxocrômicos. Colorimetria. Corantes e pigmentos. Correlação estrutura-cor: medidas espectroscópicas, métodos empíricos e cálculos computacionais. Solubilidade. Estabilidade. Toxicidade. Síntese de algumas classes de compostos orgânicos e inorgânicos coloridos.
3. Produtos naturais coloridos. Aspectos gerais da biossíntese das cores de animais, plantas e fungos. Propriedades físico-químicas. Métodos para estabilização.
4. Mudança de cor estimulada. Fotocromismo, termocromismo, ionocromismo, eletrocromismo, solvatocromismo, mecanocromismo, promovida por agregação, promovida por acoplamento plasmônico.
5. Absorção de energia seguida por emissão de luz visível. Fotoluminescência de compostos inorgânicos, 
fluorescência, nanopartículas luminescentes, absorção multifotônica, quimiluminescência, bioluminescência, eletroluminescência, triboluminescência, piroluminescência.
6. Aplicação de colorantes. Cosméticos, alimentos e bebidas, tecidos, plásticos, tintas, aplicações clínicas, 
materiais crômicos, conversão de energia. 
* Colorantes no contexto desta ementa engloba corantes e pigmentos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e discussões em grupo ATIVIDADES DISCENTES: Análise de dados experimentais e computacionais, estudo da literatura (em inglês), escrever monografia de até 30 páginas e apresentar seminário de 15 min.
Critério
Uma monografia e um seminário.
Norma de Recuperação
A nota será a média ponderada das notas obtidas na monografia e no seminário, avaliados de 0 a 10, i.e. (Monografia × 0,7) + (Seminário × 0,3). Critério de aprovação: nota > 5,0 e presença superior a 70% (art. 84, RG USP). Alunos com nota final superior a 3,0 e inferior a 4,9 estão sujeitos à recuperação a ser realizada na forma de prova oral em momento indicado pelo cronograma USP. Nota da 2ª Avaliação = [nota (1ª avaliação) + 2 × nota da REC]/3.
 
Bibliografia
     
Christie, R. M. Colour chemistry. 2nd Ed. Cambridge: RSC, 2015. ISBN 978-1-84973-328-1.

Banfield, P., Hutchings, M. G. Chromic phenomena: Technological applications of colour chemistry. 2nd Ed., Cambridge: RSC, 2010. ISBN 978-1-84755-868-8.

Zollinger, H. Color chemistry: syntheses, properties, and applications of organic dyes and pigments. 3rd Ed. Weinheim: Wiley-VCH, 2003. ISBN 3-906-39023-3.

Nassau, K. The physics and chemistry of color – The fifteen causes of color. Chichester: John Wiley and Sons, Inc., 1983. ISBN 0-471-86776-4.

Artigos selecionados.
 

Clique para consultar os requisitos para QFL1554

Clique para consultar o oferecimento para QFL1554

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP