Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química
 
Química Fundamental
 
Disciplina: QFL1701 - Introdução ao Ensino de Química
Introduction to Chemistry Teaching

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Introduzir o estudante na reflexão crítica sobre o ensino de química na escola básica. 2. Refletir sobre o papel da educação científica frente às atuais necessidades e complexidade da sociedade moderna. 3.Proporcionar a compreensão do desenvolvimento científico como um processo de produção histórico/social.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1627175 - Paulo Alves Porto
 
Programa Resumido
Concepções sobre a natureza da Ciência. Questões atuais sobre o ensino de ciência/química.
Transformação das ideias sobre o ensino de ciências/química nas últimas décadas.
 
 
 
Programa
Concepções sobre a natureza da Ciência. A pesquisa científica e a metodologia científica. O papel da experimentação e da teoria no desenvolvimento das idéias científicas. O papel social da ciência. Aspectos do conhecimento químico: caráter relacional, síntese e análise, modelos teóricos explicativos, ética química.
Questões atuais sobre o ensino de ciência/ química: concepções de ensino-aprendizado e o ensino de ciências/ química; alfabetização científica; temas químicos sociais; conteúdos necessários para o exercício da cidadania e objetivos para o ensino médio de acordo com as leis e diretrizes vigentes.
Transformação das ideias sobre o ensino de ciências/química nas últimas décadas: projetos de ensino de
química; fontes de informação ao trabalho docente; contribuição da pesquisa em ensino de química para o ensino médio.
As atividades relacionadas à prática como componente curricular envolvem a preparação e apresentação de seminários, análise crítica de livros didáticos e propostas de ensino.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários, discussão em grupo, pesquisa bibliográfica, trabalhos escritos.
Critério
Média ponderada de notas atribuídas a relatórios sobre textos, apresentação de seminários, trabalhos escritos e participação nas atividades propostas.
Norma de Recuperação
Nota da 2ª Avaliação = Nota da 1ª Avaliação + 2 x (Nota da prova de recuperação) dividido por 3.
 
Bibliografia
     
DELIZOICOV, D. e ANGOTTI, J. A. - Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1990. Brasil, Ministério da Educação.
CACHAPUZ, A., et. al. (org), A Necessária Renovação do Ensino das Ciências, São Paulo: Cortez Editora, 2005.GILBERT, J. K and TREAGUST, D. (Orgs.). Multiple representations in chemical education, 2009, 367p. 
GIL-PERÉZ, D.e A. M. P. de CARVALHO - "Formacão de Professores de Ciências:Tendências e Inovações”, Coleção Questões da Nova Época, v.26, Ed. Cortez, 1995.
H. COLLINS, H. e PINCH, T.O Golem - O Que Você Deveria Saber Sobre a Ciência, S.P., Edunesp, 2003.
CHALMERS, A.O Que é Ciência Afinal? São Paulo, Brasiliense, 1993.
ALVES-MAZZOTI, A. J. e GEWANDSZNAJDER, F., O Método nas Ciências Naturais e Sociais. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
LEAL, M. C, Didática da Química, 2001
SANTANA, E. e SILVA, E. (orgs.) Tópicos em Ensino de Química, São Carlos: Pedro e João Editores, 2014.
Periódicos: Química Nova, Química Nova na Escola (Sociedade Brasileira de Química); Enseñanza de Las Ciências: (Universidade Autônoma de Barcelona - Espanha); Educación Química (UNAM-México); Journal of Chemical Education: (American Chemical Society - EUA); Education in Chemistry (Royal Society of Chemistry); International Journal of Science Education; Journal of Research in Science Teaching.

 

Clique para consultar os requisitos para QFL1701

Clique para consultar o oferecimento para QFL1701

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP