Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química
 
Química Fundamental
 
Disciplina: QFL1702 - Instrumentação para o Ensino de Química I (Fundamentos)
Resources for Chemistry Teaching I (Fundamentals)

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 75 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo principal introduzir o estudante na reflexão crítica sobre o ensino de química na escola básica, identificando problemas de ensino e aprendizagem, as tendências atuais do ensino de química, analisando e propondo iniciativas para o trabalho docente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
718397 - Flavio Antonio Maximiano
 
Programa Resumido
Principais concepções sobre ensino e aprendizagem de ciências. Construtivismo e o ensino de ciências.
Tendências e estratégias atuais do ensino. 
Propostas curriculares de química para o Ensino Médio.
Conteúdos para o ensino de química.
Dificuldades de aprendizado no ensino de química.
Os livros e outros materiais didáticos.
 
 
 
Programa
Histórico das principais concepções das diversas correntes sobre ensino e aprendizagem de ciências: ensino tradicional, ensino por descoberta, ensino por mudança conceitual. Concepções construtivistas do aprendizado e suas conseqüências e limitações para o ensino de ciências/ química. 
Tendências e estratégias atuais do ensino: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); contextualização; competências e habilidades; ensino por abordagem temática; ensino por problemas e projetos. Propostas curriculares de química para o Ensino Médio no âmbito nacional e estadual.
Conteúdos para o ensino de química: dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo, níveis macro, micro e representacional do conhecimento químico, critérios para seleção e análise de conteúdos.
Estudo das principais dificuldades de aprendizado relacionadas a temas químicos específicos e propostas de ensino para os mesmos (estrutura atômico-molecular da matéria, reações químicas, aspectos dinâmicos das reações químicas, soluções e solubilidade, aspectos quantitativos do conhecimento químico).
Os livros e outros materiais didáticos. Critérios para análise de textos, atividades e outros materiais utilizados no ensino.
As atividades relacionadas à Prática Docente envolvem: 1) análise crítica de livros didáticos, ressaltando aspectos relacionados à presença dos conteúdo e temas abordados na disciplinas (concepção de ensino de ciências, relação CTSA, contextualização, etc.); 2) preparação e apresentação de seminários sobre propostas de ensino de Química: 3) análise crítica de projetos de ensino, 4) seleção e elaboração de problemas e atividades de ensino, 5) seleção de material didático.

OBSERVAÇÃO: Para cursar a disciplina de forma satisfatória é necessário que o aluno tenha conhecimento básico dos conteúdos abordados nas disciplinas EDF0285/EDF0287/EDF0289 - Introdução aos Estudos da Educação, QFL1221 - Estrutura e Propriedades de Compostos Orgânicos, QFL1231 - Química Inorgânica I: Química dos Elementos e QFL1241 - Físico-Química I.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários, discussão em grupo, pesquisa bibliográfica.
Critério
Será feita através de relatórios sobre textos, de análise de livros, apresentação de seminários, participação nas atividades propostas.
Norma de Recuperação
Nota da 2ª Avaliação = Nota da 1ª Avaliação + 2 x (Nota da prova de recuperação) dividido por 3.
 
Bibliografia
     
POZO, J. I. e CRESPO, M. A. G., A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico, 5ª Ed., Porto Alegre: Artmed, 2009.
SANTANA, E. E SILVA, E. (orgs.) Tópicos em Ensino de Química, São Carlos: Pedro e João Editores, 2014.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. “Oficinas temáticas no ensino público: formação continuada de professores” coordenação de Maria Eunice Ribeiro Marcondes. - São Paulo: FDE, 2007. 108 p.
SANTOS, W. L. P. E MALDANER (Orgs.), O. A., Ensino de Química em Foco, Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2010.
MORAES, Roque (org.), Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas, 3. ed., Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008
N. BELTRAN & C. A. CISCATO - "Química", Ed. Cortez, 1991.
Periódicos: Química Nova, Química Nova na Escola (Sociedade Brasileira de Química); Enseñanza de Las Ciências: (Universidade Autônoma de Barcelona - Espanha); Educación Química (UNAM-México); Journal of Chemical Education: (American Chemical Society - EUA); Education in Chemistry (Royal Society of Chemistry); International Journal of Science Education; Journal of Research in Science Teaching.
 

Clique para consultar os requisitos para QFL1702

Clique para consultar o oferecimento para QFL1702

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP