A disciplina tem como objetivo principal introduzir o estudante na reflexão crítica sobre o ensino de química na escola básica, identificando problemas de ensino e aprendizagem, as tendências atuais do ensino de química, analisando e propondo iniciativas para o trabalho docente.
Principais concepções sobre ensino e aprendizagem de ciências. Construtivismo e o ensino de ciências. Tendências e estratégias atuais do ensino. Propostas curriculares de química para o Ensino Médio. Conteúdos para o ensino de química. Dificuldades de aprendizado no ensino de química. Os livros e outros materiais didáticos.
Histórico das principais concepções das diversas correntes sobre ensino e aprendizagem de ciências: ensino tradicional, ensino por descoberta, ensino por mudança conceitual. Concepções construtivistas do aprendizado e suas conseqüências e limitações para o ensino de ciências/ química. Tendências e estratégias atuais do ensino: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); contextualização; competências e habilidades; ensino por abordagem temática; ensino por problemas e projetos. Propostas curriculares de química para o Ensino Médio no âmbito nacional e estadual. Conteúdos para o ensino de química: dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo, níveis macro, micro e representacional do conhecimento químico, critérios para seleção e análise de conteúdos. Estudo das principais dificuldades de aprendizado relacionadas a temas químicos específicos e propostas de ensino para os mesmos (estrutura atômico-molecular da matéria, reações químicas, aspectos dinâmicos das reações químicas, soluções e solubilidade, aspectos quantitativos do conhecimento químico). Os livros e outros materiais didáticos. Critérios para análise de textos, atividades e outros materiais utilizados no ensino. As atividades relacionadas à Prática Docente envolvem: 1) análise crítica de livros didáticos, ressaltando aspectos relacionados à presença dos conteúdo e temas abordados na disciplinas (concepção de ensino de ciências, relação CTSA, contextualização, etc.); 2) preparação e apresentação de seminários sobre propostas de ensino de Química: 3) análise crítica de projetos de ensino, 4) seleção e elaboração de problemas e atividades de ensino, 5) seleção de material didático. OBSERVAÇÃO: Para cursar a disciplina de forma satisfatória é necessário que o aluno tenha conhecimento básico dos conteúdos abordados nas disciplinas EDF0285/EDF0287/EDF0289 - Introdução aos Estudos da Educação, QFL1221 - Estrutura e Propriedades de Compostos Orgânicos, QFL1231 - Química Inorgânica I: Química dos Elementos e QFL1241 - Físico-Química I.
POZO, J. I. e CRESPO, M. A. G., A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico, 5ª Ed., Porto Alegre: Artmed, 2009.SANTANA, E. E SILVA, E. (orgs.) Tópicos em Ensino de Química, São Carlos: Pedro e João Editores, 2014.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. “Oficinas temáticas no ensino público: formação continuada de professores” coordenação de Maria Eunice Ribeiro Marcondes. - São Paulo: FDE, 2007. 108 p.SANTOS, W. L. P. E MALDANER (Orgs.), O. A., Ensino de Química em Foco, Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2010.MORAES, Roque (org.), Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas, 3. ed., Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008N. BELTRAN & C. A. CISCATO - "Química", Ed. Cortez, 1991.Periódicos: Química Nova, Química Nova na Escola (Sociedade Brasileira de Química); Enseñanza de Las Ciências: (Universidade Autônoma de Barcelona - Espanha); Educación Química (UNAM-México); Journal of Chemical Education: (American Chemical Society - EUA); Education in Chemistry (Royal Society of Chemistry); International Journal of Science Education; Journal of Research in Science Teaching.