A disciplina tem como principais objetivos: fornecer subsídios para que o estudante saiba utilizar atividades experimentais como recurso didático e possibilitar o desenvolvimento de ações em situações reais de ensino. Assim, objetiva-se dotar o estudante de um instrumental que lhe permita conhecer os vários tipos de atividades experimentais, analisar suas funções e adequação a diferentes realidades educacionais; desenvolver atividades experimentais fundamentadas em pressupostos teóricos e metodológicos; saber planejar e organizar o espaço físico para o desenvolvimento destas atividades didáticas, considerando aspectos pedagógicos, de segurança e ambientais. As atividades produzidas serão oferecidas a estudantes de Ensino Médio, constituindo-se em atividades de extensão à comunidade.
Importância e papel das atividades experimentais no ensino de Química nas últimas décadas. Experimentos em Ciências e no ensino de Ciências. Tipos de atividades experimentais, suas funções e adequação a diferentes realidades educacionais. Ensino de Ciências por Investigação. Planejamento de atividades experimentais fundamentadas em pressupostos teóricos e metodológicos; planejamento e organização do espaço físico para o desenvolvimento destas atividades, considerando aspectos pedagógicos, de segurança e ambientais. Avaliação da aula experimental, interação professor-aluno, conteúdo, competências, atitudes dos alunos. As apresentações das atividades escritas e orais dos alunos são orientadas visando conformidade aos aspectos formais da língua portuguesa. As atividades relacionadas à prática como componente curricular envolvem: 1) Planejamento de uma aula de Química em que se utilizem atividades experimentais; 2) Teste de experimentos para o Ensino Médio; 3) Apresentação da aula planejada a alunos de Ensino Médio; 4) Observação e avaliação de aulas reais. O oferecimento das aulas a alunos do Ensino Médio se constitui em atividade de extensão à comunidade.
Importância e papel das atividades experimentais no ensino de Química nas últimas décadas. Experimentos em Ciências e no ensino de Ciências. Tipos de atividades experimentais, suas funções e adequação a diferentes realidades educacionais. Ensino de Ciências por Investigação. Planejamento de atividades experimentais fundamentadas em pressupostos teóricos e metodológicos; planejamento e organização do espaço físico para o desenvolvimento destas atividades, considerando aspectos pedagógicos, de segurança e ambientais. Avaliação da aula experimental, interação professor-aluno, conteúdo, competências, atitudes dos alunos. As apresentações das atividades escritas e orais dos alunos são orientadas visando conformidade aos aspectos formais da língua portuguesa. As atividades relacionadas à prática como componente curricular envolvem: 1) Planejamento de uma aula de Química em que se utilizem atividades experimentais; 2) Teste de experimentos para o Ensino Médio; 3) Apresentação da aula planejada a alunos de Ensino Médio; 4) Observação e avaliação de aulas reais. O oferecimento das aulas a alunos do Ensino Médio se constitui em atividade de extensão à comunidade. OBSERVAÇÃO: Para cursar a disciplina de forma satisfatória é necessário que o aluno tenha conhecimento básico dos conteúdos abordados na disciplina QFL1702 - Instrumentação para o Ensino de Química I (Fundamentos).
CARVALHO, A. M. P. (Org.) - Ensino de Ciências por Investigação. São Paulo: Cengage Learning, 2013. FERREIRA, L. H., HARTWIG, D. R., GIBIN, G. B. e OLIVEIRA, R. C. Contém Química: pensar, fazer e aprender com experimentos. São Carlos: Pedro e João Editores, 2011. GASPAR, A. Experiências de Ciências para o Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2003. GEPEQ. Atividades experimentais de Química no ensino médio: reflexões e propostas. São Paulo: SEE/CENP, 2009. HODSON, D. - Experiments in Science and Science Teaching. Educational Philosophy and Theory, 20, 1988, 53-66. MORAES, R. e MANCUSO, R. (orgs.) - Educação em Ciências - Produção de Currículos e Formação de Professores. Ijuí, Editora Unijuí, 2004. OLIVEIRA, J. R. S. e QUEIROZ, S. L. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. Editora Átomo: Campinas, 2017. SÃO PAULO (Estado) - Secretaria de Educação, CENP. Subsídios para a implementação da proposta Curricular de Química para o 2º grau. São Paulo: SE/CENP, 1979. SÃO PAULO (Estado) - Secretaria de Educação, CENP. Organização e segurança no laboratório de química no ensino médio. São Paulo, SE/CENP, 1997. VOLPATO, G. L. Guia prático para redação científica. Petrópolis: Editora Best Writing, 2015.