Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química
 
Química Fundamental
 
Disciplina: QFL1704 - Instrumentação para o Ensino de Química III (Currículo e Planejamento)
Resources for Chemistry Teaching III (Curriculum and Planning)

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 90 h )
Carga Horária de Extensão: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo principal trazer subsídios e reflexões para que o estudante possa desenvolver um planejamento e planos de aulas de Química para o Ensino Médio, levando em consideração os objetivos da educação, as relações interativas em sala de aula, a seleção e sequência de conteúdos, a organização e a gestão da sala de aula e a avaliação. Os planejamentos e planos de aulas detalhados produzidos como trabalho final da disciplina ficam disponibilizados na rede e são oferecidos a professores do Ensino Médio de maneira geral e, em específico durante as atividades do Programa Residência Pedagógica e em cursos de desenvolvimento profissional a professores, constituindo-se em atividades de extensão à comunidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2096190 - Carmen Fernandez
 
Programa Resumido
Políticas públicas: diretrizes e orientações curriculares nacionais e currículos estaduais para o ensino de química. Projeto Político Pedagógico. Planejamento de Ensino. Planos de Aulas. Etapas para elaboração de um planejamento de ensino e planos de aulas. Produção de planejamento para os três anos do Ensino Médio e planos para 8hs de aulas observando aspectos formais da língua portuguesa. A disponibilização e o oferecimento dos planejamentos de ensino e planos de aulas produzidos pelos licenciandos a professores do Ensino Médio se constitui em atividade de extensão à comunidade.
 
 
 
Programa
Diretrizes e orientações curriculares nacionais e currículos estaduais para o ensino de química. Projeto Político Pedagógico. Etapas para a elaboração de um planejamento de ensino: objetivos, seleção e organização dos conteúdos, metodologias e avaliação. Os planos de aula – as relações interativas na sala de aula, o papel dos professores e alunos, a distribuição do tempo, a organização dos conteúdos, a organização das atividades do professor e dos alunos, a avaliação. As atividades relacionadas à prática docente envolvem: 1) análise de Projetos Político Pedagógicos; 2) seleção de conteúdos de ensino e; 3) planejamento de uma proposta de ensino de Química para todos os anos do Ensino Médio; 4) detalhamento de planos de aula no contexto das sequências didáticas que compõem a proposta. Os estudantes produzem o planejamento para os três anos do Ensino Médio e desenvolvem planos de aulas referentes a pelo menos 8h de aula observando aspectos formais da língua portuguesa. A disponibilização e o oferecimento dos planejamentos de ensino e planos de aulas produzidos pelos
licenciandos a professores do Ensino Médio se constitui em atividade de extensão à comunidade.

OBSERVAÇÃO: Para cursar a disciplina de forma satisfatória é necessário que o aluno tenha conhecimento básico dos conteúdos abordados na disciplina QFL1703 - Instrumentação para o Ensino de Química II (Ensino e Atividades).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Respostas às atividades propostas. Leitura e discussão de textos. Análise de livros didáticos. Elaboração de um planejamento de Química para Ensino Médio. Elaboração de planos de aulas condizentes com o planejamento. Seminários. Participação em aula.
Critério
Atividades, elaboração de um planejamento e planos de aulas, seminários, contribuições nas discussões, avaliações de planejamentos dos pares.
Norma de Recuperação
Entrega de atividades faltantes e refazer planejamento endereçando os apontamentos feitos.
 
Bibliografia
     
BARKE, H.D., HAZARI, A., YITBAREK, S. Misconceptions in Chemistry: adressing perceptions in Chemical education. 1ª Ed. Rotterdam: Sense Publishers, 2013. 1ª Ed. Berlim: Springer, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL, Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica, Resolução Nº 3, De 21 de Novembro, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, 2018.
BRASIL. Plano Nacional de Educação. LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm

EILKS, I., HOFSTEIN, A. Teaching Chemistry – a Studybook: A practical guide and textbook for student teachers, teacher trainees and teachers. 1ª Ed. Rotterdam: Sense Publishers, 2013.
LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. 1ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MENEGOLLA M., SANT ́ANNA, I.M., Por que planejar? Como planejar? 13ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
OLIVEIRA, J. R. S. e QUEIROZ, S. L. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. Editora Átomo: Campinas, 2017.
RISCH, B. Teaching Chemistry around the world. 1ª Ed Berlim: Waxxmann, 2010
SACRISTÁN, J.G., GÓMEZ, A.I.P. Compreender e transformar o ensino. 4ª Ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SACRISTÁN, J.G. O Currículo: Uma Reflexão sobre a Prática, 3ª Ed. Porto Alegre: Editora Penso. 2017.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista. Disponível em:
http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf
SÃO PAULO (Estado). Plano Estadual de Educação. LEI Nº 16.279, DE 08 DE JULHO DE 2016. 2016. Disponível em: 
VASCONCELLOS, C.S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 12ª Ed. São Paulo: Libertad, 2002.
VOLPATO, G. L. Guia prático para redação científica. Petrópolis, Editora Best Writing, 2015.
WIGGINS, G.; McTIGHE, J. Planejamento para a Compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio do planejamento reverso. Porto Alegre: Editora Penso. 2005.
ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar, Porto Alegra: Artmed, 1998.
Periódicos: Química Nova, Química Nova na Escola (Sociedade Brasileira de Química); Enseñanza de Las Ciências: (Universidade Autônoma de Barcelona - Espanha); Educación Química (UNAM-México);
Journal of Chemical Education: (American Chemical Society - EUA); Education in Chemistry (Royal Society of Chemistry); International Journal of Science Education; Journal of Research in Science Teaching.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Professores e estudantes do Ensino Médio.
Objetivos da atividade
Promover a interação com professores de Química disponibilizando planejamentos de Ensino de Química para os 3 anos do Ensino Médio e descrição de planos de aulas factíveis de serem usados em contextos semelhantes ou adaptados para outros contextos.
Descrição da atividade
Os licenciandos vão desenvolver um planejamento de Ensino de Química para os três anos do Ensino Médio pensado para uma escola com determinadas características e contexto. Eles também desenvolvem e descrevem planos de aulas que compõem uma sequência didática de um determinado tópico coerente com o projeto da escola proposta. Esses planejamentos e planos de aulas produzidos na disciplina são disponibilizados e podem ser utilizados diretamente por outros professores que atuam em contextos semelhantes ou ainda podem servir de ponto de partida para adaptações em escolas um pouco diferentes.
Indicadores de avaliação da atividade
Visualizações, "likes" em redes sociais, comentários e questionários a serem respondidos pelo público em eventos presenciais.

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