A disciplina tem como objetivo principal trazer subsídios e reflexões para que o estudante possa desenvolver um planejamento e planos de aulas de Química para o Ensino Médio, levando em consideração os objetivos da educação, as relações interativas em sala de aula, a seleção e sequência de conteúdos, a organização e a gestão da sala de aula e a avaliação. Os planejamentos e planos de aulas detalhados produzidos como trabalho final da disciplina ficam disponibilizados na rede e são oferecidos a professores do Ensino Médio de maneira geral e, em específico durante as atividades do Programa Residência Pedagógica e em cursos de desenvolvimento profissional a professores, constituindo-se em atividades de extensão à comunidade.
Políticas públicas: diretrizes e orientações curriculares nacionais e currículos estaduais para o ensino de química. Projeto Político Pedagógico. Planejamento de Ensino. Planos de Aulas. Etapas para elaboração de um planejamento de ensino e planos de aulas. Produção de planejamento para os três anos do Ensino Médio e planos para 8hs de aulas observando aspectos formais da língua portuguesa. A disponibilização e o oferecimento dos planejamentos de ensino e planos de aulas produzidos pelos licenciandos a professores do Ensino Médio se constitui em atividade de extensão à comunidade.
Diretrizes e orientações curriculares nacionais e currículos estaduais para o ensino de química. Projeto Político Pedagógico. Etapas para a elaboração de um planejamento de ensino: objetivos, seleção e organização dos conteúdos, metodologias e avaliação. Os planos de aula – as relações interativas na sala de aula, o papel dos professores e alunos, a distribuição do tempo, a organização dos conteúdos, a organização das atividades do professor e dos alunos, a avaliação. As atividades relacionadas à prática docente envolvem: 1) análise de Projetos Político Pedagógicos; 2) seleção de conteúdos de ensino e; 3) planejamento de uma proposta de ensino de Química para todos os anos do Ensino Médio; 4) detalhamento de planos de aula no contexto das sequências didáticas que compõem a proposta. Os estudantes produzem o planejamento para os três anos do Ensino Médio e desenvolvem planos de aulas referentes a pelo menos 8h de aula observando aspectos formais da língua portuguesa. A disponibilização e o oferecimento dos planejamentos de ensino e planos de aulas produzidos pelos licenciandos a professores do Ensino Médio se constitui em atividade de extensão à comunidade. OBSERVAÇÃO: Para cursar a disciplina de forma satisfatória é necessário que o aluno tenha conhecimento básico dos conteúdos abordados na disciplina QFL1703 - Instrumentação para o Ensino de Química II (Ensino e Atividades).
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