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Instituto de Química
 
Química Fundamental
 
Disciplina: QFL1705 - Projeto e Pesquisa no Ensino de Química
Project and Research in Chemistry Teaching

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Introduzir as metodologias de pesquisa utilizadas na área de ensino de ciências para os alunos. Capacitar os alunos a elaborarem projetos de investigação relacionados às práticas educativas e aos processos de aprendizado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
65775 - Daisy de Brito Rezende
 
Programa Resumido
A pesquisa na formação e desenvolvimento do professor. A pesquisa qualitativa e quantitativa no Ensino de Ciências. O planejamento da pesquisa. O problema a ser investigado. Os procedimentos metodológicos. Análise dos dados. Proposição individual, pelos alunos, de um projeto de trabalho na área de Pesquisa em Ensino de Química. Devem ser contemplados requisitos mínimos tais como: 
a). Detecção de um problema 
b). Levantamento de informações através de revisão bibliográfica 
c). Planejamento do trabalho 
d). Materiais e métodos a serem utilizados. 
As apresentações das atividades escritas e orais dos alunos são orientadas visando conformidade aos aspectos formais da língua portuguesa.
 
 
 
Programa
A pesquisa na formação e desenvolvimento do professor. A pesquisa qualitativa e quantitativa no Ensino de Ciências. O planejamento da pesquisa. O problema a ser investigado. Os procedimentos metodológicos. Análise dos dados. Proposição individual, pelos alunos, de um projeto de trabalho na área de Pesquisa em Ensino de Química. Devem ser contemplados requisitos mínimos tais como: 
a). Detecção de um problema 
b). Levantamento de informações através de revisão bibliográfica 
c). Planejamento do trabalho 
d). Materiais e métodos a serem utilizados. 
As apresentações das atividades escritas e orais dos alunos são orientadas visando conformidade aos aspectos formais da língua portuguesa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Constará do Projeto apresentado.
Critério
Apresentação de monografia com apreciação do orientador. Esta monografia será analisada pela Comissão e Iniciação a Pesquisa e Estágio da CG do IQ. Aprovação com nota 5,0.
Norma de Recuperação
Nota da 2ª Avaliação = Nota da 1ª Avaliação + 2 x (Nota da prova de recuperação) dividido por 3.
 
Bibliografia
     
A. J. Alves-Mazzotti e F Gewandsznadjer. O Método nas Ciências Naturais e Sociais. São Paulo: Pioneira, 1998. 
R. Bogdan e S. Biklen. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1991. 
M. Thiollent. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 2000. 
M. A. Moreira. Pesquisa Em Ensino: Aspectos Metodológicos. Universidad de Burgos Departamento de Didácticas Específicas Burgos, España, Programa Internacional de Doctorado en Enseñanza de las Ciencias, Texto de Apoyo n° 19, 2003. 
J. Pedro da Ponte. Investigar a nossa própria prática. In GTI (org), Refletir e Investigar sobre a prática profissional (p.5 -28). Lisboa: APM. 
J. R. S. Oliveira e S. L. Queiroz, Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. Campinas: Editora Átomo, 2017. 
G. L. Volpato, Guia prático para redação científica. Petrópolis: Best Writing, 2015. 
Periódicos: Journal of Chemical Education (IQ), Ensenãnza de las Ciências (FE), Educacion Quimica, Investigações em Ensino de Ciências (eletrônica), Ciência e Educação, Intemational Joumal of Science Education, Revista electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Journal of Research in Science Education.
 

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