Introduzir as metodologias de pesquisa utilizadas na área de ensino de ciências para os alunos. Capacitar os alunos a elaborarem projetos de investigação relacionados às práticas educativas e aos processos de aprendizado.
A pesquisa na formação e desenvolvimento do professor. A pesquisa qualitativa e quantitativa no Ensino de Ciências. O planejamento da pesquisa. O problema a ser investigado. Os procedimentos metodológicos. Análise dos dados. Proposição individual, pelos alunos, de um projeto de trabalho na área de Pesquisa em Ensino de Química. Devem ser contemplados requisitos mínimos tais como: a). Detecção de um problema b). Levantamento de informações através de revisão bibliográfica c). Planejamento do trabalho d). Materiais e métodos a serem utilizados. As apresentações das atividades escritas e orais dos alunos são orientadas visando conformidade aos aspectos formais da língua portuguesa.
A. J. Alves-Mazzotti e F Gewandsznadjer. O Método nas Ciências Naturais e Sociais. São Paulo: Pioneira, 1998. R. Bogdan e S. Biklen. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1991. M. Thiollent. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 2000. M. A. Moreira. Pesquisa Em Ensino: Aspectos Metodológicos. Universidad de Burgos Departamento de Didácticas Específicas Burgos, España, Programa Internacional de Doctorado en Enseñanza de las Ciencias, Texto de Apoyo n° 19, 2003. J. Pedro da Ponte. Investigar a nossa própria prática. In GTI (org), Refletir e Investigar sobre a prática profissional (p.5 -28). Lisboa: APM. J. R. S. Oliveira e S. L. Queiroz, Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. Campinas: Editora Átomo, 2017. G. L. Volpato, Guia prático para redação científica. Petrópolis: Best Writing, 2015. Periódicos: Journal of Chemical Education (IQ), Ensenãnza de las Ciências (FE), Educacion Quimica, Investigações em Ensino de Ciências (eletrônica), Ciência e Educação, Intemational Joumal of Science Education, Revista electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Journal of Research in Science Education.