Introduzir ao aluno as metodologias de pesquisa utilizadas na área de ensino de ciências. Capacitar o aluno a elaborar projetos de investigação relacionados às práticas educativas e aos processos de aprendizado.
A pesquisa na formação e desenvolvimento do professor. A pesquisa qualitativa e quantitativa no ensino de ciências. O planejamento da pesquisa. O problema a ser investigado. Os procedimentos metodológicos. Análise dos dados. Proposição de um projeto de trabalho na área de Pesquisa em Ensino de Química. Devem ser contemplados requisitos mínimos tais como: a). Detecção de um problema b). Levantamento de informação através de revisão bibliográfica c). Planejamento do trabalho d). Materiais e métodos a serem utilizados
A. J. Alves-Mazzotti e F Gewandsznadjer. O Método nas Ciências Naturais e Sociais. São Paulo: Pioneira, 1998. R. Bogdan e S. Biklen. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1991. M. Thiollent. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 2000. M. A. Moreira. Pesquisa Em Ensino: Aspectos Metodológicos. Universidad de Burgos Departamento de Didácticas Específicas Burgos, España, Programa Internacional de Doctorado en Enseñanza de las Ciencias, Texto de Apoyo n° 19, 2003. J. Pedro da Ponte. Investigar a nossa própria prática. In GTI (org), Refletir e Investigar sobre a prática profissional (p.5 -28). Lisboa: APM. J. R. S. Oliveira e S. L. Queiroz, Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. Campinas: Editora Átomo, 2017. G. L. Volpato, Guia prático para redação científica. Petrópolis: Best Writing, 2015. Periódicos: Journal of Chemical Education (IQ), Ensenãnza de las Ciências (FE), Educacion Quimica, Investigações em Ensino de Ciências (eletrônica), Ciência e Educação, Intemational Joumal of Science Education, Revista electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Journal of Research in Science Education.