Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química
 
Química Fundamental
 
Disciplina: QFL1705 - Projeto e Pesquisa no Ensino de Química
Project and Research in Chemistry Teaching

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
Introduzir ao aluno as metodologias de pesquisa utilizadas na área de ensino de ciências. Capacitar o aluno a elaborar projetos de investigação relacionados às práticas educativas e aos processos de aprendizado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
65775 - Daisy de Brito Rezende
 
Programa Resumido
A pesquisa na formação e desenvolvimento do professor.
A pesquisa qualitativa e quantitativa no ensino de ciências.
O planejamento da pesquisa. O problema a ser investigado.
Os procedimentos metodológicos.
Análise dos dados.
Proposição de um projeto de trabalho na área de Pesquisa em Ensino de Química. Devem ser contemplados requisitos mínimos tais como:
a). Detecção de um problema
b). Levantamento de informação através de revisão bibliográfica
c). Planejamento do trabalho
d). Materiais e métodos a serem utilizados
 
 
 
Programa
A pesquisa na formação e desenvolvimento do professor.
A pesquisa qualitativa e quantitativa no ensino de ciências.
O planejamento da pesquisa. O problema a ser investigado.
Os procedimentos metodológicos.
Análise dos dados.
Proposição de um projeto de trabalho na área de Pesquisa em Ensino de Química. Devem ser contemplados requisitos mínimos tais como:
a). Detecção de um problema
b). Levantamento de informação através de revisão bibliográfica
c). Planejamento do trabalho
d). Materiais e métodos a serem utilizados
 
 
 
Avaliação
     
Método
Constará do Projeto apresentado.
Critério
Apresentação de monografia com apreciação do orientador. Esta monografia será analisada pela Comissão e Iniciação a Pesquisa e Estágio da CG do IQ. Aprovação com nota 5,0.
Norma de Recuperação
Nota da 2ª Avaliação = Nota da 1ª Avaliação + 2 x (Nota da prova de recuperação) dividido por 3.
 
Bibliografia
     
A. J. Alves-Mazzotti e F Gewandsznadjer. O Método nas Ciências Naturais e Sociais. São Paulo: Pioneira, 1998. 
R. Bogdan e S. Biklen. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1991. 
M. Thiollent. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 2000. 
M. A. Moreira. Pesquisa Em Ensino: Aspectos Metodológicos. Universidad de Burgos Departamento de Didácticas Específicas Burgos, España, Programa Internacional de Doctorado en Enseñanza de las Ciencias, Texto de Apoyo n° 19, 2003. 
J. Pedro da Ponte. Investigar a nossa própria prática. In GTI (org), Refletir e Investigar sobre a prática profissional (p.5 -28). Lisboa: APM. 
J. R. S. Oliveira e S. L. Queiroz, Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. Campinas: Editora Átomo, 2017. 
G. L. Volpato, Guia prático para redação científica. Petrópolis: Best Writing, 2015. 
Periódicos: Journal of Chemical Education (IQ), Ensenãnza de las Ciências (FE), Educacion Quimica, Investigações em Ensino de Ciências (eletrônica), Ciência e Educação, Intemational Joumal of Science Education, Revista electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Journal of Research in Science Education.
 

Clique para consultar os requisitos para QFL1705

Clique para consultar o oferecimento para QFL1705

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP