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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química
 
Química Fundamental
 
Disciplina: QFL1706 - Estágio Supervisionado no Ensino de Química
Supervised Internship in the Chemistry Teaching

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 240 h ( Estágio: 100 h , Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Carga Horária de Extensão: 100 h
Tipo: Anual
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Propiciar ao aluno uma vivência real na escola, integrando aspectos pedagógicos e conceituais relacionados ao ensino de Química. Promover reflexão e senso crítico no futuro professor em relação ao contexto de atuação (escola e sala de aula). Expor os alunos a distintos contextos de escola e professores a partir das diversas experiências de cada licenciando no grupo. A participação dos licenciandos na escola pressupõe planejamento e ministração de aulas e atividades em contexto real para os alunos da escola básica e se constitui em atividade de extensão à comunidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2096190 - Carmen Fernandez
49064 - Maria Eunice Ribeiro Marcondes
 
Programa Resumido
O estágio engloba períodos de supervisão na universidade, períodos nas escolas
parceiras, relatos escritos sobre as observações e atividades na escola e discussão das propostas de
intervenção em sala de aula. Na supervisão são tratados temas pertinentes ao estágio. Elaboração de um
projeto de estágio coerente com o planejamento do professor e o projeto da escola. Intervenção do
projeto em sala de aula, coleta de dados, análise e avaliação. A participação dos licenciandos na escola
pressupõe planejamento e ministração de aulas em contexto real para os alunos da escola básica e se
constitui em atividade de extensão à comunidade.
 
 
 
Programa
O estágio é composto por períodos de supervisão na universidade, períodos nas escolas parceiras, relatos escritos sobre as observações na escola e discussão das propostas de intervenção em sala de aula. Durante as atividades de supervisão são tratados aspectos como a função social do ensino, o projeto político pedagógico e observações de situações no contexto escolar. Nos relatos semanais são incentivadas observações e reflexões sobre o funcionamento da escola, o professor, os alunos, a dinâmica da sala de aula, infraestrutura, recursos disponíveis, atuação da coordenação pedagógica e direção da escola, bem como reflexões acerca da integração dos aspectos pedagógicos com os conceitos específicos de Química. Elaboração de um projeto de estágio coerente com o planejamento do professor e o projeto da escola, com proposta investigativa. Intervenção do projeto em sala de aula, coleta de dados, análise e avaliação. Atividades de Práticas como Componentes Curriculares estão relacionadas à produção de relatos semanais das observações relevantes na escola, produção, apresentação na forma de seminário e discussão no grupo de licenciandos do projeto de estágio e do relatório final. Para as atividades de relatos semanais, projeto de intervenção, apresentações e relatório final de estágio são observados aspectos formais da língua portuguesa.  A exposição de cada aluno sobre sua própria experiência na escola e seu projeto de estágio se constitui em relevante meio para o compartilhamento das experiências vividas em distintas escolas e com diferentes professores, ampliando a visão dos licenciandos acerca da realidade profissional. A vivência no estágio permite ampliar a interação da Universidade com as escolas e os professores. A participação dos licenciandos na escola pressupõe planejamento e ministração de aulas e atividades em contexto real para os alunos da escola básica e se constitui em atividade de extensão à comunidade.

OBSERVAÇÃO: Para cursar a disciplina de forma satisfatória é necessário que o aluno tenha conhecimento básico dos conteúdos abordados na disciplina QFL1703 - Instrumentação para o Ensino de Química II (Ensino e Atividade).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, leitura de textos, trabalhos em grupo, trabalhos de campo, pesquisa bibliográfica.
Critério
A avaliação será feitapor meio de frequência às aulas e às atividades de estágio, relatos semanais de estágio, seminários,plano e relatório de estágio.
Norma de Recuperação
Dada a natureza da disciplina, a recuperação só caberá aos alunos que cumprirem a carga horária de estágio.
 
Bibliografia
     
BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Parecer CEB nº 15/98. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, BRASIL.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A., PERNAMBUCO, M.M - Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.
POZO, J.I., CRESPO, M.A.G., A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: ArtMed, 2009.
OLIVEIRA, R.G. Estágio Curricular Supervisionado: horas de parceria escola-universidade, Jundiaí: Paco Editorial, 2011.
EILKS, I., HOFSTEIN, A. (Eds.) Teaching Chemistry – a studybook: a practical guide and textbook for student teachers, teacher trainees and teachers. Rotterdam: Sense Publishers, 2013.
PIMENTA, S.G., LIMA, M.S.L. Estágio e docência, São Paulo: Ed. Cortez, 2012.
BRASIL, Ministério da Educação - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência - ENEM. Brasília: INEP, s.d. Disponível em:
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/matriz_referencia_enem.pdf Acesso em 31/08/2023.
SÃO PAULO. SEE. Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/saresp Acesso em: 31/08/2023
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo Paulista: etapa ensino médio / organização, Secretaria da Educação, Coordenadoria Pedagógica; União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo - UNDIME. São Paulo : SEDUC, 2020. Disponível em:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/CURR%C3%8DCULO-
PAULISTA-etapa-Ensino-M%C3%A9dio_ISBN.pdf  Acesso em 31/08/2023.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino aprendizagem e político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.
VEIGA, I. P. As dimensões do projeto político pedagógico. São Paulo: Papirus, 2001.
Livros de Química para o ensino médio.
Livros e revistas específicas sobre os conteúdos a serem planejados.Projeto Político Pedagógico da Escola Campo de Estágio.
Artigos de Química Nova na Escola, e outros periódicos da área de ensino de ciências e de química.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Professores e estudantes de Ensino Médio.
Objetivos da atividade
Conhecer a realidade das escolas visando a preparação para o exercício da docência; conhecer a rotina da sala de aula, desde os aspectos do conteúdo ensinado, das interações professor-aluno e aluno-aluno, da gestão da sala de aula, do contexto, do currículo, até atividades externas à sala de aula, como conselhos de classe, reuniões de pais, estudos do meio, feiras de ciências, entre outras.
Descrição da atividade
O estágio pressupõe primeiramente que os licenciandos tomem contato com a escola de Ensino Médio, com os professores, alunos, aulas e suas rotinas. A partir dessa imersão, os licenciandos planejam e ministram aulas e atividades adequadas para esses alunos e escola.
Indicadores de avaliação da atividade
Ao final do estágio, os professores e alunos das escolas atendidas realizarão a avaliação por meio de um questionário.

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