Propiciar ao aluno uma vivência real na escola, integrando aspectos pedagógicos e conceituais relacionados ao ensino de Química. Promover reflexão e senso crítico no futuro professor em relação ao contexto de atuação (escola e sala de aula). Expor os alunos a distintos contextos de escola e professores a partir das diversas experiências de cada licenciando no grupo. A participação dos licenciandos na escola pressupõe planejamento e ministração de aulas e atividades em contexto real para os alunos da escola básica e se constitui em atividade de extensão à comunidade.
O estágio engloba períodos de supervisão na universidade, períodos nas escolas parceiras, relatos escritos sobre as observações e atividades na escola e discussão das propostas de intervenção em sala de aula. Na supervisão são tratados temas pertinentes ao estágio. Elaboração de um projeto de estágio coerente com o planejamento do professor e o projeto da escola. Intervenção do projeto em sala de aula, coleta de dados, análise e avaliação. A participação dos licenciandos na escola pressupõe planejamento e ministração de aulas em contexto real para os alunos da escola básica e se constitui em atividade de extensão à comunidade.
O estágio é composto por períodos de supervisão na universidade, períodos nas escolas parceiras, relatos escritos sobre as observações na escola e discussão das propostas de intervenção em sala de aula. Durante as atividades de supervisão são tratados aspectos como a função social do ensino, o projeto político pedagógico e observações de situações no contexto escolar. Nos relatos semanais são incentivadas observações e reflexões sobre o funcionamento da escola, o professor, os alunos, a dinâmica da sala de aula, infraestrutura, recursos disponíveis, atuação da coordenação pedagógica e direção da escola, bem como reflexões acerca da integração dos aspectos pedagógicos com os conceitos específicos de Química. Elaboração de um projeto de estágio coerente com o planejamento do professor e o projeto da escola, com proposta investigativa. Intervenção do projeto em sala de aula, coleta de dados, análise e avaliação. Atividades de Práticas como Componentes Curriculares estão relacionadas à produção de relatos semanais das observações relevantes na escola, produção, apresentação na forma de seminário e discussão no grupo de licenciandos do projeto de estágio e do relatório final. Para as atividades de relatos semanais, projeto de intervenção, apresentações e relatório final de estágio são observados aspectos formais da língua portuguesa. A exposição de cada aluno sobre sua própria experiência na escola e seu projeto de estágio se constitui em relevante meio para o compartilhamento das experiências vividas em distintas escolas e com diferentes professores, ampliando a visão dos licenciandos acerca da realidade profissional. A vivência no estágio permite ampliar a interação da Universidade com as escolas e os professores. A participação dos licenciandos na escola pressupõe planejamento e ministração de aulas e atividades em contexto real para os alunos da escola básica e se constitui em atividade de extensão à comunidade. OBSERVAÇÃO: Para cursar a disciplina de forma satisfatória é necessário que o aluno tenha conhecimento básico dos conteúdos abordados na disciplina QFL1703 - Instrumentação para o Ensino de Química II (Ensino e Atividade).
BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Parecer CEB nº 15/98. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, BRASIL. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A., PERNAMBUCO, M.M - Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011. POZO, J.I., CRESPO, M.A.G., A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: ArtMed, 2009. OLIVEIRA, R.G. Estágio Curricular Supervisionado: horas de parceria escola-universidade, Jundiaí: Paco Editorial, 2011. EILKS, I., HOFSTEIN, A. (Eds.) Teaching Chemistry – a studybook: a practical guide and textbook for student teachers, teacher trainees and teachers. Rotterdam: Sense Publishers, 2013. PIMENTA, S.G., LIMA, M.S.L. Estágio e docência, São Paulo: Ed. Cortez, 2012. BRASIL, Ministério da Educação - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência - ENEM. Brasília: INEP, s.d. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/matriz_referencia_enem.pdf Acesso em 31/08/2023. SÃO PAULO. SEE. Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/saresp Acesso em: 31/08/2023 SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo Paulista: etapa ensino médio / organização, Secretaria da Educação, Coordenadoria Pedagógica; União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo - UNDIME. São Paulo : SEDUC, 2020. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/CURR%C3%8DCULO- PAULISTA-etapa-Ensino-M%C3%A9dio_ISBN.pdf Acesso em 31/08/2023. VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino aprendizagem e político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002. VEIGA, I. P. As dimensões do projeto político pedagógico. São Paulo: Papirus, 2001. Livros de Química para o ensino médio. Livros e revistas específicas sobre os conteúdos a serem planejados.Projeto Político Pedagógico da Escola Campo de Estágio. Artigos de Química Nova na Escola, e outros periódicos da área de ensino de ciências e de química.