Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química
 
Química Fundamental
 
Disciplina: QFL2201 - Química Analítica
Analytical Chemistry

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Quadrimestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
Estudo e avaliação de conceitos de equilíbrio químico envolvidos na quantificação de espécies químicas bem como das etapas necessárias para a realização de uma análise química por métodos clássicos e instrumentais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
82573 - Silvia Helena Pires Serrano
 
Programa Resumido
Titulações ácido-base, de precipitação, redox e de complexação. Técnicas instrumentais de análise: potenciometria, condutometria, absorção atômica, fluorimetria, eletrogravimetria, espectrofotometria e cromatografia.
 
 
 
Programa
Titulações ácido-base, de precipitação, redox e de complexação. Técnicas instrumentais de análise: potenciometria, condutometria, absorção atômica, fluorimetria, eletrogravimetria, espectrofotometria e cromatografia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e aulas de laboratório de realização individual ou em grupo.
Critério
Provas versando sobre a parte teórica do curso e testes e relatórios referentes aos experimentos práticos.
Norma de Recuperação
Nota da 2ª Avaliação = Nota da 1ª Avaliação + 2 x (Nota da prova de recuperação) dividido por 3.
 
Bibliografia
     
A. I. VOGEL - Análise Inorgânica Quantitativa, Guanabara Dois, 4ª ed., Rio de Janeiro, 1981.

O. A. OHLWEILER - Análise Instrumental, Livros Técnicos e Científicos Editora S/A., 1980.

D. A. SKOOG, D. M. WEST and F. J. HOLLER - Fundamentals of Analytical Chemistry, Saunders, London, 1992.

D. A. SKOOG, F. J. HOLLER and T. A. NIEMAN - Principles of Instrumental Analysis, Saunders, 5ª ed., 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para QFL2201

Clique para consultar o oferecimento para QFL2201

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP