Esta disciplina busca apresentar tópicos escolhidos da evolução histórica do pensamento químico, segundo a perspectiva da contemporânea historiografia da ciência, bem como instrumentalizar os alunos a promoverem aproximações de natureza didática entre a história da ciência e o ensino de química.
Fundamentos de historiografia da ciência. O pensamento e a prática sobre a matéria na Antiguidade. Alquimia. A formação da química moderna. A aproximação entre a história da ciência e o ensino de química em prol dos objetivos educacionais da atualidade.
Transformações na historiografia da ciência ao longo do século XX: internalismo, externalismo, continuísmo e descontinuísmo. A inserção da história da ciência no ensino de química: relação entre os objetivos educacionais e concepções historiográficas. Artes químicas na Antiguidade. O pensamento grego sobre a matéria. Alquimia. A formação da química moderna: Paracelso e a Filosofia Química; mecanicismo; os químicos pneumaticistas; teoria do flogístico; a “nova química” de Lavoisier; Dalton e a quantificação da teoria atômica. A química nos séculos XIX e XX: estudos de casos. Propostas para aproximação da história da ciência ao ensino de química.
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