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Instituto de Química
 
Química Fundamental
 
Disciplina: QFL4650 - Tópicos de História da Química para o Ensino
Topics of the History of Chemistry for Teaching

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina busca apresentar tópicos escolhidos da evolução histórica do pensamento químico, segundo a perspectiva da contemporânea historiografia da ciência, bem como instrumentalizar os alunos a promoverem aproximações de natureza didática entre a história da ciência e o ensino de química.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1627175 - Paulo Alves Porto
 
Programa Resumido
Fundamentos de historiografia da ciência. O pensamento e a prática sobre a matéria na Antiguidade. Alquimia. A formação da química moderna. A aproximação entre a história da ciência e o ensino de química em prol dos objetivos educacionais da atualidade.
 
 
 
Programa
Transformações na historiografia da ciência ao longo do século XX: internalismo, externalismo, continuísmo e descontinuísmo. A inserção da história da ciência no ensino de química: relação entre os objetivos educacionais e concepções historiográficas. Artes químicas na Antiguidade. O pensamento grego sobre a matéria. Alquimia. A formação da química moderna: Paracelso e a Filosofia Química; mecanicismo; os químicos pneumaticistas; teoria do flogístico; a “nova química” de Lavoisier; Dalton e a quantificação da teoria atômica. A química nos séculos XIX e XX: estudos de casos. Propostas para aproximação da história da ciência ao ensino de química.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação nas aulas; trabalhos escritos; preparação e oferecimento de seminários sobre temas históricos ou planejamento de aulas; análise crítica de materiais didáticos.
Critério
Média ponderada das notas atribuídas às diferentes atividades de avaliação realizadas ao longo de todo o semestre (trabalhos escritos sobre fontes primárias e secundárias, levantamentos bibliográficos, preparação e oferecimento de seminários, preparação e análise crítica de materiais didáticos).
Norma de Recuperação
Face à natureza, desenvolvimento e objetivo da mesma, não há possibilidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
A. M. Alfonso-Goldfarb et al., Percursos de História da Química, São Paulo: LF Editorial, 2016.
A.M. Alfonso-Goldfarb, O que é História da Ciência, São Paulo: Brasiliense, 1994.
----------, Da Alquimia à Química, 2ª. ed., São Paulo: Landy, 2001.
----------, Atanores, cimitarras, minaretes: cultura árabe como tecido do saber sob o céu “medieval”, Revista da SBHC5 (1991), 33 - 40. 
A. M. Alfonso-Goldfarb e M. H. R. Beltran orgs., Escrevendo a História da Ciência: tendências, propostas e discussões historiográficas, São Paulo: EDUC/Livraria de Física, 2005.
J. O. Baldinato e P. A. Porto, “Variações da história da ciência no ensino de ciências”, em E. F. Mortimer (org.), Anais do VI ENPEC, Belo Horizonte: ABRAPEC, 2008.
R. Boyle, “Ensaio físico-químico contendo um experimento com algumas considerações acerca das diferentes partes e da reintegração do salitre”, tradução brasileira de L. Zaterka e E. Ostrensky, Cadernos Espinosanos8 (2002), 130 - 163.
A. Debus, Man and Nature in the Renaissance, Cambridge: Cambridge University Press, 1980 (O Homem e a Natureza no Renascimento, Porto: Porto Editora, 2004).
T. C. M. Forato; M. Pietrocola; R. A. Martins, Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Cadernos Brasileiros de Ensino de Física 28 (2011), 27-59.
D. Höttecke e C. C. Silva, Why implementing history and philosophy in school science education is a challenge: an analysis of obstacles. Science & Education 20 (2011), 293-316.
A. L. Lavoisier, Tratado Elementar de Química, L. S. P. Trindade trad. São Paulo, Madras, 2007.
P. A. Porto, “História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química: em busca dos objetivos educacionais da atualidade”, em W. L. P. dos Santos e O. A. Maldaner (orgs.), Ensino de Química em Foco, Ijuí: Editora Unijuí, 2010, pp. 159 - 180.
P. A. Porto, Van Helmont e o Conceito de Gás - Química e Medicina no Século XVII, São Paulo: EDUC-EDUSP, 1995.
P. E. A. Senise, Origem do Instituto de Química da USP, São Paulo: Instituto de Química-USP, 2006.
C. C. Silva (org.) Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para a aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006.
 

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