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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química
 
Química Fundamental
 
Disciplina: QFL4705 - Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento I
Advanced Theoretical Practical Activities I

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 60 h ( Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Introduzir o aluno nas questões educacionais presentes na sociedade, considerando tanto os aspectos culturais quanto a área específica da química. Promover o contato do aluno com a utilização dos recursos culturais oferecidos pela região em que vive que possam contribuir para a sua formação profissional, considerando, entre os aspectos culturais, a problemática da inclusão, o estudo dos direitos humanos, diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1627175 - Paulo Alves Porto
 
Programa Resumido
Participação em atividades de natureza acadêmica, científica ou cultural, de natureza teórica ou prática, abrangendo estudos integradores para enriquecimento curricular.
 
 
 
Programa
O aluno realizará atividades de natureza acadêmica, científica ou cultural que possibilitem: a ampliação de conhecimentos e de visão sobre a problemática da educação no país; a ampliação de conhecimentos de química e das relações da química com outras áreas do conhecimento; a ampliação de sua formação cultural em geral; o contato com práticas educacionais que ocorrem em outros ambientes que não o escolar; e o contato com elementos da cultura que se relacionam com o ser professor, tais como a problemática da inclusão, o estudo dos direitos humanos, diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Orientação de estudos e na escolha de atividades, acompanhamento e supervisão das atividades realizadas, incluindo visitas a museus e outros espaços relacionados às temáticas da disciplina.
Critério
A Comissão de Graduação elaborará, a cada semestre uma listagem das possíveis atividades que o aluno pode realizar, juntamente com o número de créditos atribuídos a cada uma delas. Os alunos apresentarão relatórios sobre as atividades realizadas, que poderão ser de natureza analítico-crítica ou propositiva.
Norma de Recuperação
Face à natureza, desenvolvimento e objetivo da mesma, não há possibilidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
Glat, R. (org.) Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 letras, 2007.
Rozek, M.; Viegas, L. T. (orgs.) Educação inclusiva: políticas, pesquisa e formação. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2012.
Semente, M. (org.) Educação em direitos humanos e diversidade. Recife: Editora UFPE, 2012.
 

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