Introduzir o aluno nas questões educacionais presentes na sociedade, considerando tanto os aspectos culturais quanto a área específica da química. Promover o contato do aluno com a utilização dos recursos culturais oferecidos pela região em que vive que possam contribuir para a sua formação profissional, considerando, entre os aspectos culturais, a problemática da inclusão, o estudo dos direitos humanos, diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras.
Participação em atividades de natureza acadêmica, científica ou cultural, de natureza teórica ou prática, abrangendo estudos integradores para enriquecimento curricular.
O aluno realizará atividades de natureza acadêmica, científica ou cultural que possibilitem: a ampliação de conhecimentos e de visão sobre a problemática da educação no país; a ampliação de conhecimentos de química e das relações da química com outras áreas do conhecimento; a ampliação de sua formação cultural em geral; o contato com práticas educacionais que ocorrem em outros ambientes que não o escolar; e o contato com elementos da cultura que se relacionam com o ser professor, tais como a problemática da inclusão, o estudo dos direitos humanos, diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras.
Glat, R. (org.) Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 letras, 2007. Rozek, M.; Viegas, L. T. (orgs.) Educação inclusiva: políticas, pesquisa e formação. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2012. Semente, M. (org.) Educação em direitos humanos e diversidade. Recife: Editora UFPE, 2012.