Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Química
 
Química Fundamental
 
Disciplina: QFL4735 - Estágio Supervisionado no Ensino de Química
Supervised Internship in Chemistry Teaching

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 100 h , Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Possibilitar ao aluno a integração de aspectos pedagógicos e conceituais, relacionados ao ensino de Química através de atividades de estágio junto a escolas da rede pública. Possibilitar ao aluno a elaboração, aplicação e avaliação de atividades de ensino tendo em vista o projeto pedagógico e a realidade de uma dada escola campo de estágio.Reconhecer, analisar e desenvolver estratégias de interação professor-aluno e aluno-aluno, oportunizar de forma sistemática a auto análise e a discussão das experiências de ensino do aluno.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
718397 - Flavio Antonio Maximiano
 
Programa Resumido
As atividades em aulas e em estágios pretendem levar os alunos, futuros professores, a estudarem tanto as condições determinantes da aprendizagem e do ensino de química em ambiente escolar como elaborar, adaptar e avaliar materiais instrucionais.
 
 
 
Programa
O planejamento de ensino de Química e sua relação com a proposta político-pedagógica da escola.Os PCNEM e o planejamento de atividades de ensino.As concepções de ensino e aprendizagem e o planejamento de atividades de ensino. Estratégias para o ensino de química e sua aplicação em sala de aula.Avaliação das atividades de ensino.Avaliação do desempenho do aluno.A interação professor-aluno e aluno-aluno na construção do conhecimento
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, leitura de textos, trabalhos em grupo, trabalhos no laboratório didático, trabalhos de campo, pesquisa bibliográfica.
Critério
Será feita através de freqüência às aulas e às atividades de estágio, material elaborado, relatório de estágio, exercícios e parecer do professor de química da escola campo de estágio.
Norma de Recuperação
Dada a natureza da disciplina, a recuperação só caberá aos alunos que cumprirem a carga horária de estágio.
 
Bibliografia
     
BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Parecer CEB nº 15/98.Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, BRASIL. DELIZOICOV, D. e ANGOTTI, J. A. - Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1990. Brasil, Ministério da Educação.
Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Ministério da Educação, 1999.
D. Gil-Peréz & A. M. P. de CARVALHO - “Formação de Professores de Ciências: Tendências e Inovações” Coleção Questões da Nova Época, v. 26, Ed., Cortez, 1995.
J. D. HERRON – The Chemistry Classroom-formulas for Successful Teacheing, ACS, Washington, DC, 1996.
D. B. BAKER and M. D. PIBURN - Constructig Science in Middle and Secondary School Chassrooms, Allynard Bacon, 1997.
D. W. L. P. SANTOS e R. P. SCHNETZLER - Educação em Química: Compromisso com a Cidadania. Ed. Unijui, 1977.
R. NARDI (org) - Questões Atuais no Ensino de Ciências, Escrituras Ed., 1998.
Livros de Química para o ensino médio.
Livros e revistas específicas sobre os conteúdos a serem planejados.
Projeto Político Pedagógico da Escola Campo de Estágio.
Artigos de Química Nova na Escola, e outros periódicos da área de ensino de ciências e de química.
 

Clique para consultar os requisitos para QFL4735

Clique para consultar o oferecimento para QFL4735

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP