a) Apresentar ao aluno o conceito de organização e os fundamentos de sua administração;b) Caracterizar as diversas áreas funcionais existentes nas organizações;c) Fornecer uma visão integrada do processo gerencial e das principais decisões envolvidas no mesmo;d) Discutir os papéis básicos do dirigente empresarial;e) Despertar o interesse dos participantes para com a administração.
A disciplina visa proporcionar ao aluno visão sobre as diversas áreas funcionais das organizações e fornecer uma visão integrada do processo gerencial.
Ø A Administração das organizações - definindo a administraçãoØ Eficiência, eficácia e efetividadeØ Papéis e habilidades do executivoØ O processo decisório e a resolução de problemasØ O processo administrativo: planejamento, organização, direção, controleØ As áreas funcionais da organização- Marketing- Finanças- Recursos Humanos- Produção e Operações- Pesquisa & Desenvolvimento- Sistemas de Informação- Logística- Meio ambiente
BLAU, Peter M.; SCOTT, W. R. Organizações Formais: uma abordagem comparativa. São Paulo: Atlas, 1979. FERREIRA, A.A.; REIS, A.C.F.; PEREIRA, M.I. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo: Pioneira, 2002. KWASNICKA, E. L. Introdução à Administração. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.PEREIRA, Anna Maris. Introdução à Administração. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004. SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Prentice Hall, 2008.