Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD1103 - Planejamento, Competitividade e Controle
Planning, Competitiveness and Control

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Objetivos
a) Introduzir o conceito de estratégia e sondar o significado desta importante palavra, de modo a ampliar a visão que dela se faz;
b) Avaliar a condição do estrategista como um gerente geral, revelando as dificuldades da formulação e administração de estratégia nas organizações contemporâneas;
c) Desenvolver a compreensão dos processos pelos quais são elaboradas de modo formal e sistemático as estratégias;
d) Compreender com os principais esquemas de análise estratégica;
e) Considerar como de fato se formam as estratégias na organização, e não necessariamente sendo formuladas e contrapor as visões da estratégica como fruto do raciocínio deliberado, sistemático e formal e da estratégia como consequência das permanentes interações entre o ambiente, a organização e as visões e ações de seus membros;
f) Formular um plano estratégico considerando o contexto de uma organização real;
g) Desenvolver e aprofundar o conceito da função gerencial de controle e seus mecanismos de atuação nas organizações;
h) Explicar porque os administradores precisam de controle

i) Descrever as etapas do processo de controle.
j) Discutir a importância das áreas-chave de desempenho e dos pontos de controle estratégico para o projeto de sistemas eficazes de controle.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
389780 - Carlos Alberto Gabrielli Barreto Campello
2799631 - Edgard Monforte Merlo
2973292 - Lara Bartocci Liboni
2857538 - Luciano Thomé e Castro
2029902 - Roberto Fava Scare
94580 - Sérgio Takahashi
 
Programa Resumido
Planejamento Estratégico. Ferramentas de Planejamento. Principais estratégias empresariais. Conceitos de Balanced Scorecard e Governança Corporativa
 
 
 
Programa
• Definição do planejamento
• Por que planejar?
• Processo Formal de Planejamento Estratégico
o A Missão do Negócio
o Avaliação do Ambiente
o Avaliação Interna
o Definição de Objetivos e Políticas
o Estratégias Genéricas e Estratégias Funcionais
o Implementação Estratégica
o Controle Estratégico
• Ferramentas de Análise Estratégica
o Definição do Negócio
o Análise da Indústria
o Estratégias Genéricas
• Matrizes de Portfólio
• Estratégias de aquisição e reestruturação
• Estratégias internacionais
• Estratégias de cooperação
• Conceitos de Balanced Scorecard e Governança Corporativa
 
 
 
Avaliação
     
Método
Todo o desenvolvimento do curso procura enfatizar as proveitosas inter-relações entre teoria e prática administrativas na esfera do planejamento empresarial, mediante utilização de variedade de recursos didáticos, incluindo preleções dialogadas, trabalho teórico-prático de pesquisa, estudos de casos e argüições.
Critério
A critério do professor ministrante.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
JOHNSON, Gerry; SCHOLES, Kevan; WHITTINGTON, Richard. Fundamentos de Estratégia 1ª Ed. – Porto Alegre: Bookman, 2011.
KAPLAN, Robert S. e NORTON, David P. Mapas Estratégicos: Balanced Scorecard Rio de Janeiro: Elsevier 2004
HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica. São Paulo: Thomson Learning, 2008.
MONTGOMERY, C. A.; PORTER, M. E. (Orgs.) Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Elsevier, 1998.
Bibliografia Complementar:
ANSOFF, H. Igor. Estratégia Empresarial. São Paulo : McGraw-Hill, 1977.
CERTO, S. C., PETER, J. P. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Makron, 1993.
DAVID, Fred R. Strategic management. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1997.
OLIVEIRA, Djalma de P. Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 21. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, YVES. Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2011.
 

Clique para consultar os requisitos para RAD1103

Clique para consultar o oferecimento para RAD1103

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP