Objetivos Gerais: Proporcionar o conhecimento das abordagens inovadoras de Estratégia e suas técnicas. E desenvolver a competência (conhecimento aplicado e mudança da atitude) de Formulação Estratégica por meio do “Integrative e Design Thinking” aplicado à Estratégia de Negócios Inovadores. Objetivos específicos: - Proporcionar a análise integrada de cenários futuros, análise competitiva e formulação estratégica. - Desenvolver um projeto prático completo de análise estratégica e formulação estratégica.
Consiste em conhecer e aplicar o design de cenários futuros, o design de posicionamento de negócios, o design de modelo de negócio, e a análise da dinâmica competitiva
1) A Visão de Futuro: Design de Cenários 2) O Design Estratégico 3) A Estratégia de Inovação: Sustentadora e Disruptiva. 4) A Avaliação de Valor e Custo 5) A Inovação Estratégica 6) Design de Modelo de Negócios 7) A Dinâmica Competitiva
1. Christensen, C. M.; Anthony, S. D.; Roth, E. A. O Futuro da Inovação. Ed. Campus. 2007. 2. Martin, R. Integração de Ideias. Elsevier. 2008. 3. Hitt, M. A. Administração Estratégica. Thompson. 2008. 4. Takahashi, S.; Takahashi, V.P. Estratégia de Inovação: Oportunidades e Competências. Ed. Manole. 2011. 5. Kim,W. C.; Mauborgne, R. A Estratégia do Oceano azul. Ed. Campus. 2005. 6. Martin, R. Design de Negócios. Elsevier. 2010. 7. Osterwalder, A. et al. Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios. Alta Books. 2011. 8. Heijden, K. Van der. Planejamento de Cenários: a arte da conversação estratégica. 2004. 9. Barney, J. B.; Hesterly, W. S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. Pearson. 2008. 10. Lafley, A. G,; Martin, R. L. Jogar para Vencer: Como a Estratégia Realmente Funciona.HSM.2014.