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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Administração
 
Disciplina: RAD1208 - Pesquisa de Marketing
Marketing Research

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
a) Desenvolver a habilidade de identificar problemas organizacionais e as informações necessárias a decisões de estratégia e/ou investimentos em Marketing
b) Desenvolver a habilidade de traduzir tais necessidades em uma concepção da pesquisa, sua elaboração, coleta de dados, análise, conclusões e recomendações gerenciais para o problema organizacional identificado.
c) Levar aos participantes os conhecimentos dos conceitos, métodos e técnicas de pesquisa, aplicados ao marketing e a outras áreas de Administração.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1153611 - Janaina de Moura Engracia Giraldi
2796916 - Marcos Fava Neves
1497316 - Paulo Sergio Miranda Mendonça
 
Programa Resumido
A disciplina visa apresentar aos alunos e fazê-los experimentar o processo de pesquisa, começando pelo problema de decisão gerencial, o briefing da pesquisa, sua concepção, elaboração, coleta de dados, análise, conclusões e recomendações gerenciais para o problema organizacional identificado
 
 
 
Programa
- O processo de pesquisa de marketing
- O briefing de pesquisa – a utilidade da pesquisa
- Concepção da pesquisa - Tipos e métodos
- Diferenças entre pesquisa quantitativa e qualitativa
- Mensuração e escalas
- Plano de amostragem
- Trabalho de campo e preparação de dados
- Análises estatísticas básicas
- Preparação e apresentação de relatórios – as recomendações gerenciais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalhos em grupo Prova Exercícios dentro e fora da sala de aula
Critério
A critério do professor ministrante.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de frequência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 7ª ed., Porto Alegre, Bookman, 2019.

Bibliografia complementar (BC)
VIEIRA , Valter Afonso. A importância do escalonamento em pesquisa de marketing, REAd – Edição 34 Vol. 9 No. 4, jul-ago 2003
MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing: Metodologia, Planejamento, Execução e Análise. São Paulo: Atlas, 2005.
MCDANIEL, C.; GATES, R. Pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
ZIKMUND, W. G. Princípios da pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
 

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