a) Desenvolver a habilidade de identificar problemas organizacionais e as informações necessárias a decisões de estratégia e/ou investimentos em Marketing b) Desenvolver a habilidade de traduzir tais necessidades em uma concepção da pesquisa, sua elaboração, coleta de dados, análise, conclusões e recomendações gerenciais para o problema organizacional identificado. c) Levar aos participantes os conhecimentos dos conceitos, métodos e técnicas de pesquisa, aplicados ao marketing e a outras áreas de Administração.
A disciplina visa apresentar aos alunos e fazê-los experimentar o processo de pesquisa, começando pelo problema de decisão gerencial, o briefing da pesquisa, sua concepção, elaboração, coleta de dados, análise, conclusões e recomendações gerenciais para o problema organizacional identificado
- O processo de pesquisa de marketing - O briefing de pesquisa – a utilidade da pesquisa - Concepção da pesquisa - Tipos e métodos - Diferenças entre pesquisa quantitativa e qualitativa - Mensuração e escalas - Plano de amostragem - Trabalho de campo e preparação de dados - Análises estatísticas básicas - Preparação e apresentação de relatórios – as recomendações gerenciais
Bibliografia Básica MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 7ª ed., Porto Alegre, Bookman, 2019. Bibliografia complementar (BC) VIEIRA , Valter Afonso. A importância do escalonamento em pesquisa de marketing, REAd – Edição 34 Vol. 9 No. 4, jul-ago 2003 MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing: Metodologia, Planejamento, Execução e Análise. São Paulo: Atlas, 2005. MCDANIEL, C.; GATES, R. Pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. ZIKMUND, W. G. Princípios da pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.